Home > Notícias

Dez downloads para gerenciar seus arquivos de mídia

Separamos uma dezena de programas gratuitos ou baratos para você organizar e editar seus vídeos digitais e seu acervo de músicas.

Preston Gralla, da PC World / EUA

31/03/2009 às 13h16

10Gerenciadores_Midia_ilustra150.jpg
Foto:

10gerenciadores_midia_ilustra150.jpgSe você é fanático por conteúdo multimídia, provavelmente tem um disco rígido cheio de filmes e músicas. Cuidar de tudo, reproduzir todo o conteúdo e gerenciar esse material pode ser complicado.

Para ajudar, preparamos uma seleção de downloads que fazem tudo isso e muito mais para você. Com esses dez utilitários grátis ou de baixo custo, você vai conseguir baixar vídeos do YouTube, fazer download de streaming de áudio e até editar seu próprio conteúdo.

Para baixar e converter vídeos

A web está cheia de vídeos incríveis – inclua aqui desde o YouTube até outros inúmeros sites. O problema é que esse conteúdo é apenas “transmitido” para seu PC, ou seja, para poder ver seus favoritos, você tem sempre que voltar para o site que os hospedam. Não seria legal se você pudesse baixar esses filmes para seu HD, de maneira que você os assistisse a hora que quisesse, além de poder mandar para amigos?

Selecionamos dois bons programas para baixar vídeos – um deles se trata de um add-on para Firefox, e o outro é um software que funciona especificamente com o YouTube. Além disso, localizamos uma ferramenta muito boa para converter arquivos de vídeo nos mais diversos formatos, de forma que você possa vê-los em qualquer dispositivo. Todos os três são gratuitos.

Any Video Converter Free Version

Atualmente, praticamente quase todos os players são portáteis – incluídos nessa categoria boa parte dos telefones celulares e console Playstation Portable (PSP). O problema é que cada um deles costuma ter um formato próprio de vídeo e nem sempre o vídeo que se quer assistir está no formato exigido pelo player.

Esta versão gratuita do Any Video Converter é capaz de converter de e para uma infinidade de formatos de vídeo diferentes, praticamente todos os arquivos de vídeo que você encontrar online.

Video Download Helper

Sites de vídeo como o YouTube e outros são, com certeza, divertidos e às vezes também úteis. Mas há um problema com eles: você não pode baixar conteúdo para seu PC e assisti-los depois. É necessário visitar o site toda vez que quiser ver um vídeo.

O Video Download Helper acaba com essa limitação. Ele permite que você faça download de filmes do YouTube e de diversos outros sites e armazene-os, de forma que possa assisti-los quando quiser. Quando estiver num desses sites, é só clicar no ícone do Video Download Helper e salvar o vídeo. Você pode fazer o mesmo para gráficos e áudio.

download_helper


Alguns arquivos de vídeo e de música podem ser bem grandes. Assim, o programa oferece a opção de não baixar arquivos além de certo tamanho. Ele também pode funcionar com qualquer programa de conversão de vídeo que você tenha instalado para transformar filmes para formatos mais úteis.

> Clique aqui para baixar o Video Download Helper.

YouTube Downloader

O Youtube Downloader consiste em um pequeno applet muito fácil de usar. Copie a URL de um vídeo hospedado no YouTube e mande o programa baixá-lo. Você poderá determinar a pasta de destino e o nome do vídeo a ser baixado.

youtube_downloader_tela

Você ainda pode converter esses vídeos, e o processo é igualmente fácil. Escolha o arquivo que quer converter, selecione o formato novo e clique em OK. O trabalho estará pronto. Você pode converter para vários tipos diferentes de formatos, como os de iPhone, celulares, PlayStation Portátil, assim como formatos como MPEG e Windows Media (.wmv).

> Clique aqui para baixar YouTube Downloader

Edição de áudio e vídeo

Está interessado não apenas em ser um consumidor de mídia, mas também em produzir conteúdo? Nós temos o que você precisa. Veja dois programas grátis que lidam muito bem com seus projetos multimídia – um para áudio e outro para vídeo.

Audacity

Versão complementar, que já vinha com suporte para formato FLAC e correções para problemas de áudio do Mac (e suporte para Macs com processador Intel). Aplicativo extremamente famoso de código aberto e bem funcional, o mostra em sua interface indicações de como as gravações podem ser feitas e também exibe dados mais técnicos ao lado de cada um dos canais de ajuda.

Há ainda ferramentas para auxiliar na mudança do tempo da música e removedor de ruídos. Não será difícil encontrar algum plug-in de grande utilidade de acordo com o foco de cada usuário. Deve-se ao Audacity boa parte da popularização dos podcasts nos últimos anos.

audacity_350.jpg

> Clique aqui para baixar o Audacity

VirtualDub

O VirtualDub é um aplicativo de código livre gratuito que funciona como um “photoshop” para os arquivos de vídeo. O básico ele faz, captura um vídeo e permite que o usuário o salve. Mesmo se for só isso que queira fazer, o programa já vale o donwload.

virtual_dub_350.jpg

Mas ele faz muito mais. Não há como falar de tudo neste espaço, mas é um ótimo programa para limpar e preparar um vídeo, particularmente se quiser usar em conjunto um programa editor de vídeo mais completo. É possível moldar vídeos, comprimi-los, remover e substituir faixas de áudio sem alterar o vídeo. E há mais, incluindo filtros para borramento e nitidez. Pode-se até apagar frames individualmente.

> Clique aqui para baixar o VirtualDub

Tocadores, gerenciadores e gravadores de mídia

Para todos aqueles apaixonados por mídia digital, o principal problema é descobrir como organizar acervos monstruosos de áudio e vídeo – principalmente um que inclua vários formatos diferentes de arquivo, alguns dos quais sequer rodam nos programas que você usa.

Nós escolhemos alguns tocadores e gerenciadores de mídia que vão reproduzir qualquer formato que você deseje, além de manter seus arquivos em ordem. E se você precisar queimar CDs e DVDs, nós separamos um excelente utilitário de gravação também.

Express Burn

Existe um mundo de aparelhos tocadores de mídia fora de seu PC – principalmente CD e DVD players. Claro que você quer curtir suas músicas e vídeos nesses aparelhos também. O que fazer?

Você vai ter que gravar tudo isso em discos – e, para tanto, precisa de bons softwares de gravação. O Express Burn possui muitos recursos, que tornam esse processo fácil. Este programa consegue queimar dados de músicas em CDs, filmes em DVD, dados em HD-DVDs e Blu-ray.

express_burn_350.jpg

Ele ainda faz cópias idênticas, disco a disco, em um estalar de dedos.
À medida que você adiciona mais conteúdo aos discos, é possível ver quanto de espaço livre ainda resta, de forma que você pode ter certeza se o material cabe ou não na mídia.

Acrescentar e remover dados – ou áudio e vídeo – é muito fácil. E quando você queima CDs de músicas, o programa normaliza as faixas para que todas elas saiam com o mesmo volume.

Repare que esta é uma versão shareware, e seu registro custa US$ 27. Uma versão grátis também está disponível, mas não possui todos os recursos da edição paga.

> Clique aqui para baixar o Express Burn

GOM Media Player

Este player de mídia é particularmente útil para reproduzir vídeos em função da variedade de formatos suportados por ele. O GOM Media Player é compatível com todos os formatos de vídeo que você está acostumado a encontrar por aí e ainda lida com outros que os players normalmente não reconhecem, tais como DivX, .flv, XviD.

gom_mediaplayer_tela.jpg

Ele ainda incorpora algumas funções bacanas como controle de brilho, contraste e saturação, e vem com um equalizador para melhorar a qualidade do áudio do vídeo reproduzido.

> Clique aqui para baixar o GOM Media Player

jetAudio Basic

Se você procura por programas que não apenas reproduza mídias, mas também ajude-o a achar e gerenciar seus arquivos e criar playlists, o jetAudio Basic é uma bela aposta.

Além de sua capacidade de tocar variados formatos de áudio e vídeo, o programa consegue queimar CDs e ripar música de outros discos. Ele ainda traz um tocador de rádio de Internet que inclui diversas estações pré-gravadas; com este player, você pode escutar rádios de todo o mundo, organizadas por país.

jetaudio_350.jpg

O aplicativo, também possui outros tipos de recursos, como um utilitário que converte arquivos de áudio e vídeo para outros formatos. Ele ainda se comunica com uma série de tocadores de mídia portáteis.

> Clique aqui para baixar o jetAudio Basic

Media Jukebox

Não está satisfeito com seu atual tocador de mídia? Então dê uma chance ao Media Jukebox. Este programa gratuito permite a você manusear e executar seu acervo, ripar e gravar CDs, tocar DVDs, importar e rodar podcasts – tudo que você possa querer fazer em um jukebox.

media_jukebox_350.jpg

Você vai poder criar playlists personalizadas, usar o equalizador e aplicar efeitos de áudio. O Media Jukebox também inclui busca automática de nomes de álbuns e CDs, nomeando suas faixas com os nomes corretos. E suporta todos os formatos populares de arquivo de música.

> Clique aqui para baixar o Media Jukebox

VLC Media Player

Deseja um software capaz de reproduzir todo tipo de arquivo de mídia – áudio ou vídeo – que existe por aí? Então o que você precisa é do VLC Media Player, que ainda por cima oferece um grande número de extras bem interessantes.

vlc_media_player_tela.jpg

Ele possui uma interface simples, mas com muitas funções interessantes acessíveis se você navegar por ele. Por exemplo, quando se está reproduzindo um vídeo, você pode ajudar a imagem de várias formas e também aplicar efeitos no áudio, tudo isso sem poluir a interface. E o que é melhor: sem detonar a performance geral do sistema, como é comum com a maior parte dos players existentes por aí.

> Clique aqui para baixar o VLC Media Player

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail