Home > Dicas

Dez extensões essenciais para o Google Chrome

Add-ons deixam o navegador com a cara do usuário e adicionam novos recursos úteis

macworld / EUA

08/07/2010 às 16h03

Foto:

A razão pela qual muitos usuários gostam do Firefox (http://migre.me/VmcS) é pelo fato do navegador suportar extensões (também conhecidas como add-ons), que são simplesmente pedaços de código que expandem as capacidades do programa. O Chrome, navegador gratuito do Google disponível para Mac, Windows e Linux, também suporta extensões. Há uma grande variedade delas (a maioria gratuitas) disponíveis na galeria de extensões do Chrome. No meio de tantas, quais são as mais úteis? Dar uma olhada nas mais baixadas e mais populares é um bom ponto de partida, mas veja também esta nossa relação de 10 extensões que merecem atenção especial.

1. FlashBlock (http://migre.me/VlWt)

Essa extensão transforma qualquer objeto Flash da página em um link clicável – é o fim do conteúdo executado automaticamente ao carregar uma página. Cada objeto em Flash é claramente marcado, e é o usuário que decide, com um clique, se ele vai rodar ou não. É o paraíso para quem se incomoda com aqueles sites cheios de animações engraçadinhas mas essencialmente inúteis.

2. Google Dictionary (http://migre.me/VlXQ)

Como o Chrome não usa o dicionário embutido do Mac OS X, essa extensão é a melhor alternativa. Após instalá-la basta clicar duas vezes (ou pressionar Command e clicar duas vezes) em qualquer palavra para visualizar um pop-up com a definição. Ao clicar em More, dentro do pop-up, é aberta uma página com informações relacionadas ao termo que foi selecionado.

3. Mini Google Maps (http://migre.me/VlZ0)

Ao navegar na Internet e dar de cara com um nome de uma cidade, rua ou ponto de referência, muitos usuários geralmente procuram o termo no Google Maps abrindo uma nova aba (ou janela) e digitando a localização. O Google Mini Maps facilita tudo isso, pois adiciona um botão à barra de ferramentas, que, quando clicado, abre um pequeno mapa que fica no canto da página.  Para fechar, basta clicar no botão novamente, e o mapa desaparece.

 

chromeminimaps.jpg

Encontre ruas, pontos de referência e outros lugares mais facilmente sem sair da página

4. Docs PDF/PowerPoint Viewer (http://migre.me/VlZV)

Visualize arquivos PDF na própria janela do Chrome com essa extensão. É preciso, entretanto, ter uma conta Google. Uma vez instalada, os PDFs abrem no navegador, ao invés do modo Preview, e há alguns controles para layout da página, tamanho, paginação e função de busca. Outra opção é o plugin PDF Browser (http://migre.me/Vme2), que parece funcionar bem no Chrome e não requer uma conta Google.

5. Tab Menu (http://migre.me/Vm4j)

Ao abrir várias abas ao mesmo tempo, fica impossível ler os títulos, já que o Chrome torna as abas menores para acomodar as novas que são abertas. O Tab Menu resolve isso ao organizar as abas em uma lista vertical, juntamente com uma série de comandos de teclado para facilitar o controle da lista. Use as setas direcionais para navegar pelas abas, e pressione Return para abrir a página selecionada. Há ainda um mecanismo de busca que permite localizar abas pelo titulo ou pela URL

6. TooManyTabs for Chrome (http://migre.me/Vm73)

TooManyTabs é outra extensão com objetivo de ajudar quem trabalha com múltiplas abas. Além de exibir todas as abas (e pesquisar URLs), o TooManyTabs tem a opção de suspender as abas – que libera memória e as tira da relação de páginas abertas. A aba pode ser restaurada facilmente, retornando para a página assim que necessário, sem a necessidade de digitar novamente o endereço. 

chrometoomany.jpg

 Para quem abre muitas abas ao mesmo tempo, organização é fundamental

7. Xmarks Bookmarks Sync (http://migre.me/Vm8M)

Para usuários que utilizam mais de um computador, especificamente máquinas com sistemas operacionais diferentes (Mac, Windows ou Linux), o Xmarks é uma ótima ferramenta. Essa extensão é compatível com o Firefox, Safari (no Mac) e o Internet Explorer, além do próprio Chrome, e facilita a tarefa de manter os favoritos sincronizados em todos os navegadores. É tão simples que, basicamente, basta instalar e não se preocupar mais. Enquanto navega normalmente, o Xmarks trabalha para manter os favoritos sincronizados a partir de cópias armazenadas em servidores na web. É possível ainda controlar quais sites são sincronizados com cada computador, criando perfis diferentes.

8. AutoPager Chrome (http://migre.me/Vm96)

Essa pequena extensão (disponível também para Firefox) pula a etapa de ter que clicar em “próximo” ou “mais” para poder continuar a ver um conteúdo de um site. O AutoPager automaticamente busca e adiciona o conteúdo à página visualizada, então, ao rolar a página, ela não termina. Ela não só funciona em posts e artigos, mas também nos resultados de busca do Google e outros sites com conteúdo listado.

9. Amazon Wish List (http://migre.me/Vm9N)

Para organizar uma lista de coisas que desejam comprar muitos usuários utilizam a Wish List do site de compras online Amazon. Essa extensão facilita ainda mais o trabalho; uma vez instalada, basta clicar no botão na barra de ferramentas para adicionar alguma coisa à wish list. É possível personalizar o nome, preço, quantidade desejada e comentários, e adicionar o item a uma das wish lists já existentes.

10. Wikipédia Companion Mini Wiki Browser (http://migre.me/VmaM)

Similar ao Mini Google Maps, essa extensão exibe uma janela em miniatura para navegação na Wikipédia, contendo histórico dos termos procurados recentemente e botões de voltar e avançar. É um excelente recurso para obter informações mais detalhadas sobre algo que esteja lendo, sem ter que deixar a página para abrir uma nova aba. Quando terminar, é só pressionar Esc e a janela desaparece. 

chromewiki.jpg

Com essa extensão, fica mais rápido pesquisar um termo ou nome enquanto navega pela web

Essa lista é um mero exemplo do que são as extensões do Chrome – há mais de 5.000 delas disponíveis e a lista não pára de crescer. As extensões do Chrome são instaladas e removidas sem a necessidade de reiniciar o navegador, então é muito fácil testar alguma, caso ache interessante. E lembre-se: muitas das boas opções estão na relação de mais votadas e mais populares na página de extensões do Chrome. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail