Home > Dicas

Diagnostique e resolve problemas de boot no Windows XP e Vista

Descubra o que é possível fazer caso seu computador resolva, de uma hora para outra, deixar de inicializar.

Lincoln Spector, da PC World/EUA

30/04/2008 às 12h35

vistaxp_boot_150.jpg
Foto:

vistaxp_boot_150Pergunta: Como eu preparo um disco de boot de emergência para o caso de o meu Windows não 'bootar'?

PC WORLD: Os tempos em que o Windows vinha com um programa para criar um disco de boot – extremamente útil – se foi e faz tempo. E esses velhos discos flexíveis não ajudariam com o XP nem com o Vista – mesmo se seu PC tivesse um drive para esses disquetes.

Faça um boot a partir dos discos que vieram com seu computador e examine os menus (atenção: não selecione nada que possa limpar seu HD). Você está procurando por ferramentas de emergência.

Você se deu bem se tiver o CD ou DVD completo do Windows XP ou Vista. Eles vêm com boas ferramentas para diagnosticar e reparar um PC que não está dando boot.

Na verdade, se você não tiver um disco de verdade do Windows, tente conseguir algum emprestado que seja da mesma versão. Você não vai instalar o Windows a partir dele, apenas utilizar suas ferramentas de reparo.

Dê um boot a partir de um CD do XP e pressione R na tela ‘Bem-vindo ao setup’ para ver o Console de restauração, uma linha de comando de ambiente do tipo DOS com diversos utilitários interessantes.

Se você fizer o boot a partir de um DVD do Vista, clique em Restaurar seu computador para abrir o programa de Restauração do sistema.

Lá, você vai achar opções para consertar problemas automaticamente, restaurar seu disco rígido a partir de um backup de imagem, diagnosticar memória ou realizar uma restauração de sistema.

Se você estiver preparado para uma tentar uma alternativa ao Windows, experimente usar o Puppy Linux, que você pode baixar como um arquivo .iso pronto para ser gravado em CD a partir do site do próprio Puppy Linux.

O kit de ferramentas de boot do CD do Windows XP
Digite esses comandos no Console de restauração do  XP para ressuscitar seus discos e arquivos:

dicas_boot

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail