Home > Notícias

Dica: 8 aplicativos Android para exercitar seu cérebro e raciocínio

Selecionamos os melhores apps que oferecem games para sua concentração e memória, além de opções para passar o tempo aprendendo um novo idioma

Da Redação

19/03/2015 às 11h14

Foto:

No Google Play, aumenta o número de aplicativos que prometem deixar você mais inteligente por meio de games diários.

Muitos deles são ótimos para você exercitar sua memória e até mesmo aprender idiomas de forma divertida, oferecendo uma forma um pouco mais útil de você passar o tempo com seu smartphone do que quebrar docinhos e somar pontos.  

Mas filtrar os melhores aplicativos com tais pretensões pode ser um pouco difícil, por isso separamos os melhores para você. Confira. 

 

1. Lumosity

No departamento de ginástica cerebral, o aplicativo é um dos maiores destaques. Com uma admirável quantidade de ferramentas, ele promete aumentar sua massa cinzenta. 

A primeira etapa exige que você crie um inventário de habilidades para que o aplicativo “aprenda” seus pontos cegos. Como por exemplo, lembrar uma série de formas ou cartas. A partir daí, ele cria um treino para ajudá-lo a melhorar essas lacunas para você ficar cada vez mais esperto. 

2. Elevate

Considerado um dos melhores aplicativos de 2014, a ferramenta também tem como objetivo melhorar sua memória, concentração e ainda proporciona aos seus usuários a oportunidade de melhorar suas habilidades em matemática.

Para aumentar suas conexões entre os neurônios, a ferramenta personaliza qual área do conhecimento você quer aperfeiçoar, por exemplo, para depois avaliá-lo.

O app cria uma série de jogos personalizados para suas necessidades e à medida que você evolui, a dificuldade dos jogos também aumenta. 

3. Neuronation

Com uma abordagem mais científica, o app tem como alvo melhorar sua memória e raciocínio.

Da mesma forma que algumas aplicações, o NeuroNation exige que o usuário passe primeiro por uma avaliação para depois oferecer jogos personalizados. 

Ao invés de uma assinatura anual, a ferramenta pede para que usuários comprem cursos específicos. Assim, você pode habilitar jogos apenas para melhorar a sua memória ou ainda adquirir o pacote completo de todos os jogos.

4. Duolingo

O aplicativo dá a possibilidade de você aprender espanhol, francês, alemão, italiano e outros tantos idiomas e tudo de forma totalmente gratuita.

Você recebe uma série de exercícios diários, como escrever uma tradução, conectar palavras e até mesmo falar no microfone para avaliar sua pronunciação. 

Duolingo_Abre-520px

5. Fit Brains Trainer

A aplicação se dedica a treinar sua concentração, memória e solução de problemas por meio de 360 de treinamentos. 

Com interface e design simples, o uso se torna bem intuitivo e se adapta ao nível de aprendizado do usuário. Os jogos são divertidos e possui três níveis:  iniciante, intermediário e avançado. 

6. Qranio

Desenvolvido por uma startup brasileira, o Qrânio tem como slogan  tornar o aprendizado mais divertido. Para isso, dá a oportunidade aos seus usuários de “trocar” seu aprendizado por prêmios.

Por meio de quizzes online divididos em diferentes categorias de conhecimento, desde atualidades à cinema, os usuários podem acumular a moeda virtual do jogo, batizada de Qi$, toda vez que acertar uma resposta. Depois, ele pode trocar suas moedas por produtos ou serviços de empresas parceiras do Qrânio.

7. Babbel

O app é uma outra excelente opção para quem quer aprender um idioma ou melhorar sua fluência.  Ele oferece jogos e exercícios de conversação para melhorar seus conhecimentos em inglês, francês, português, italiano, sueco e alemão.

Ainda é possível usar ele de modo offline e em outras dispositivos móveis, além do seu smartphone.

8. Peak

Com interface minimalista, o foco dos jogos do Peak é melhorar sua concentração e memória. Da mesma forma, ele customiza suas habilidades e conhecimentos com uma série de perguntas para criar um inventário de suas habilidades.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail