Home > Dicas

Adicione sites ao Google Reader com apenas um clique

Bookmarklet pouco conhecido torna fácil se inscrever em seus sites favoritos

Rick Broida

20/04/2010 às 16h54

Foto:

O Google Reader é um maravilhoso leitor de feeds RSS, capaz de colocar o conteúdo de todos os seus sites favoritos em um único lugar de fácil acesso. Há muitas formas de se inscrever para receber o conteúdo de um site.

Você pode procurar no site pelo popular (e geralmente pequeno) botão que diz "Adicionar ao Google". Ou procurar por um link que diz "Feed RSS", clicar nele e então no grande botão azul "Adicionar ao Google Reader" que aparece. 

Mas sem dúvida minha opção favorita é o Bookmarklet do Google Reader. Um clique e pronto! Você se inscreve em qualquer site ou página que estiver vendo, desde que ela tenha um feed RSS associado.

O Google não faz propaganda deste recurso, mas é fácil encontrá-lo:

1. Vá ao Google Reader e clique em "Configurações", "Configurações - Reader". 

2. Clique na aba "Produtos" e rola a página até ver o item "Inscreva-se enquanto navega"

3. Arraste o link "Inscrever-se" para a barra de favoritos de seu navegador.

Pronto! Quando você clicar no bookmarklet (que tem esse nome porque é um bookmark que realiza uma função especial, em vez de levá-lo a uma página), você será levado diretamente ao Google Reader. Lá você poderá ver alguns dados importantes sobre o feed (como o número médio de posts por semana) e basta clicar no botão Inscrever-se para completar o processo.

OK, são necessários dois cliques, em vez de um. Mas ainda assim esta é a forma mais fácil e rápida de inscrever-se em feeds. Experimente!

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail