Home > Dicas

Dica básica: como controlar o volume dos diferentes sons no iOS

Veja como utilizar os diferentes controles do seu iPhone, iPod Touch ou iPad. Uso de fones e ajustes diferentes podem anular o padrão.

Macworld / EUA

07/03/2013 às 12h46

Foto:

Na maior parte do tempo, você aperta um botão de volume no seu iPhone, iPod Touch, ou iPad, e ele faz o que você espera, seja aumentar o som dos seus alarmes ou abaixar o som da música que está ouvindo. E então temos as outras vezes em que usamos esses controles.

Mas uma vez que você entender os “tipos” diferentes de sons, a interação entre ajustes de software e os botões de volume, e como o contexto anula o curso padrão de evento, terá um controle melhor sobre o volume do seu aparelho.

O som além da música

A chave para dominar o ajuste de volume é entender que a maioria dos sons no seu aparelho cai em uma de duas categorias. O áudio geral inclui música e outras mídias, e o volume de voz no iPhone e para videochamada do FaceTime em todos os aparelhos. Já a categoria “toque e alertas” inclui não apenas o toque do iPhone, mas também: toque do FaceTime; alarmes do app Relógio; alertas de notificações e apps individuais; toques no teclado; e sons variados de aplicativos como de uma mensagem sendo enviada no Mail.

Basicamente, você pode decidir quais tipos de sons – áudio geral ou toque e alertas – os seus botões de volume controlam ao acessar Ajustes -> Sons e, em Toque e Alertas, configure Ajustar com Botões para On ou Off; se desligar a função, os botões controlam o áudio geral. Mas sua escolha padrão é facilmente, e normalmente, sobreposta porque o que você vai fazer a qualquer momento vira prioridade em relação as configurações padrão.

Contexto é tudo

Os botões de volume “apenas funcionam” na maioria do tempo porque são sensíveis ao contexto. Por exemplo, se você está no app Música, o botão muda o volume de mídia mesmo que estiver configurado para controlar Toque e Alertas; isso acontece mesmo que os controles de música estejam apenas aparecendo, em uma tela de bloqueio ou na barra de multitarefa, sem nenhuma faixa sendo reproduzida no momento.

Reciprocamente, quando o volume de mídia é o padrão, você pode mudar o volume de Toque quando um alarme está tocando. Essas mudanças afetam a configuração de volume geral para essa categoria, não apenas temporariamente ou para o som atual.

O ícone de volume que aparece quando você usa o botão indica de maneira útil o que você está ajustando. Com Toque e Alertas como padrão, aperte o botão quando estiver na tela inicial sem nenhuma música tocando e o ícone aparece como Toque (no iPhone) ou Efeitos Sonoros (em outros aparelhos). Se a opção Toque e Alertas for desabilitada, você terá o ícone sem nenhuma indicação que vale para áudio geral. Se estiver usando fones de ouvido, é o volume deles que será alterado, não do alto-falante do aparelho, e o ícone de volume indica isso.

Quanto a controlar o volume em games, é um pouco mais complicado. Muitos jogos são configurados para volume Toque e Alertas quando vocês os roda pela primeira vez; alguns interagem com essa configuração se você mudar o volume do game. Alguns títulos mais novos “herdam” o nível de volume do último game que você tenha jogado no aparelho. Um jogo “lembra” da sua última configuração de volume do seu uso anterior se estiver presente na barra de multitarefa. Felizmente, não importa qual sua configuração definida como padrão para os botões de volume, eles sempre irão controlar o volume do game atual.

Quer que o Siri fale mais alto, ou baixe a voz? Nenhuma das configurações de áudio geral ou Toque e Alertas afetam isso. Para ajustar o volume de voz do assistente da Apple, abra o Siri com um toque no botão Home, e use os botões de volume enquanto o app está aberto.

Definindo limites

Enquanto está em Ajustes, também é possível configurar um limite para o volume de música no fone de ouvido em Música > Limite do Volume. A configuração não afeta os sons fora do fone de ouvido. (Um efeito colateral de configurar um limite menor é que cada toque no botão de volume muda em um diferencial menor.)

Você pode até evitar que as crianças aumentem esse limite para o máximo de novo ao bloquear o nível de volume com uma senha. Vá em Ajustes > Geral > Restrições; toque em Ativar Restrições, e forneça uma senha. Depois, toque na opção Limite de Volume e escolha Não Permitir Alterações.

Mudo e outros silenciadores

O volume não é a única coisa que depende do contexto. Como você deixa seu aparelho “mudo” pode depender de qual aparelho você está usando, a situação, e as configurações de hardware e software.

-Quando seu iPhone está tocando, aperte o botão de volume para deixá-lo mudo temporariamente; isso também funciona quando o FaceTime toca em qualquer aparelho.

-No iPhone, mude a chave Toque/Silencioso para “matar” o toque; ele ainda vai tocar nos fones de ouvido. Isso também torna mudos os alertas de Calendário e Lembretes, a maioria dos games, e outros efeitos sonoros (incluindo o obturador da câmera), mas não alarmes – algo importante se você numa peça de teatro ou no cinema, por exemplo.

- Em um iPad, use a Chave Lateral para “mutar” os toques e alertas; isso não afeta música ou outras mídias. Em Ajustes > Geral, na opção Usar Interruptor Lateral para, escolha Ativar “Mudo”. Também é possível mutar o volume com o botão de volume: segure a parte de baixo apertada por cerca de dois segundos.

- Use Ajustes > Geral e habilite o recurso Não Perturbe para silenciar notificações durante o período que quiser. Esse recurso funciona apenas quando seu aparelho está bloqueado, e não afeta alarmes.

- Você pode “mutar” determinados sons para alguns apps individuais em Ajustes > Sons. Toque em Novo E-mail na lista de Sons, por exemplo, e toque em Nenhum.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail