Home > Dicas

Dica básica: domine o aplicativo Câmera e melhore suas fotos com iPhone

App nativo de fotografia da Apple possui diversos recursos que podem dispensar o uso de programas de terceiros em muitas ocasiões.

Macworld / EUA

05/04/2013 às 12h29

ioscamera_43501.jpg
Foto:

O iPhone e o iPod Touch são ótimas câmeras de bolso. E o iPad e o iPad Mini também não tão ruins para se carregar. Um aparelho iOS não é perfeito para qualquer necessidade fotográfica. Mas pode servir muito bem em muitas situações em que você já tenha precisado de uma câmera digital.

A maneira mais simples de produzir fotos e vídeos com seu iPhone é usar o aplicativo nativo Câmera. O app é iniciado por padrão no modo de fotos; para tirar uma foto basta tocar no ícone do Câmera na parte inferior da tela ou ao pressionar o botão físico para controlar volume. A troca entre as câmeras frontal e traseira pode ser feita ao tocar no ícone de câmera localizado no canto superior direito da tela (com as setas). Para alternar entre vídeo e fotos, basta deslizar o dedo na “chave” localizada no canto inferior direito, no modo retrato (vertical) – ou no canto superior direito no modo paisagem (horizontal).

Enquadramento

Fotógrafos e artistas gostam de usar a “regra dos terços”, que diz que as fotos ficam melhores quando o objeto (pessoa, monumento, etc) fica fora do centro, alinhado mais ou menos a um terço de distância do total a partir da esquerda ou direita, ou da parte superior ou inferior da imagem. Imagine que a área da imagem é dividida por duas linhas horizontais igualmente espaçadas e outras duas verticais da mesma forma. Segundo a regra dos terços, as partes visualmente mais interessantes da foto devem ser posicionadas ao longo de qualquer uma das linhas, ou em qualquer ponto onde elas se cruzam.

Apesar de muitos fotógrafos experiente conseguirem realmente imaginar essa grade invisível de linhas quando estão compondo uma fotografia, seu aparelho iOS torna esse processo muito mais fácil. Apenas toque no botão Opções no aplicativo Câmera (na parte superior da tela), e então acionar o recurso Grade. Isso aciona um viewfinder com uma grade de três por três, que te permite aplicar a “regra dos terços” com facilidade.

Ajuste de exposição e foco

O aplicativo Câmera ajusta automaticamente a exposição (quantidade de luz na imagem) e o foco (qual parte da cena está nítida), mas nem sempre faz isso corretamente. Para ajustar a exposição de forma manual, toque uma vez na parte da imagem em que gostaria de mexer.

Se estiver tirando uma foto “macro”(com um objeto com foco nítido, e o fundo meio borrado), ou estiver tentando evitar que seu iPhone faça foco em uma área clara e assim “lave” o resto da imagem, é possível travar a exposição e o foco em um determinado ponto. Apenas toque e segure apertado em um ponto até que a caixa azul de foco apareça e pulse, e então solte. Então aparecerá a mensagem Bloqueio AE/AF na parte inferior da tela. Para liberar o foco e a trava em algum outro local, toque em qualquer lugar da tela. Tenha em mente que o aplicativo Câmera te obriga a travar a exposição e o foco juntos. Não é possível configurar uma exposição em um objeto e o foco em outra coisa. No entanto, existem aplicativos de terceiros que te permitem configurá-los de maneira separada.

Para visualizar imagens que você tirou recentemente, é possível tanto deslizar o dedo para à direita enquanto estiver na tela para tirar fotos, ou tocar no thumbnail quadrado localizado no canto inferior esquerdo da tela.

Use o flash

O flash de um aparelho iOS pode salvar uma imagem da escuridão total – mas geralmente ao custo de adicionar um “olho vermelho” nas pessoas – além de cegar temporariamente as pessoas ou fazê-las fechar os olhos na foto. Seu aparelho iOS vem equipado com um flash LED, que pode iluminar a até uns dois metros de distância. Além disso, o flash do iPhone normalmente adiciona um brilho azul estranho a objetos iluminados, apesar de ser possível corrigir isso com aplicativos de terceiros para edição de imagens que ajustam o balanço de cor.

Para habilitar o flash do seu aparelho iOS, basta tocar no ícone em forma de raio localizado no canto superior esquerdo da tela.

Habilite o modo HDR

Quando estiver usando a câmera traseira do seu aparelho, é possível habilitar o modo HDR (high dynamics range) para suas fotos ao tocar no botão Opções e habilitando o recurso. A ferramenta pode ajudar muito em fotos com diferentes níveis de luz. Essa configuração tira três imagens com exposições diferentes (uma com subexposição, outra super exposta, e uma no meio) e as combina.

Como essa configuração frequentemente resulta em imagens melhoradas, é tentador mantê-la habilitada o tempo todo. Afinal de contas, é possível configurar a câmera para salvar as cópias normais e melhoradas de cada foto no seu Rolo da Câmera (em Ajustes -> Fotos). Assim,  se a foto com HDR não te impressionar, você ainda terá a imagem original. Infelizmente, cada foto HDR demora alguns bons segundos para ser salva. E se estiver com pouco espaço de armazenamento é bom tomar cuidado: o espaço necessário para salvar uma versão adicional maior de cada imagem pode encher seu aparelho rapidamente.

hdr03.jpg

Fotos com e sem o efeito HDR, respectivamente

Tire uma foto panorâmica

Para quem não sabe, o iPhone 5 vem com um ótimo recurso para criar belas imagens panorâmicas de praticamente qualquer coisa – seu quarto, a praia, etc. Comece tocando no ícone Câmera no iPhone, escolha Opções, e depois Panorâmica (Panorama). Você verá então uma tela com uma seta apontando para a direita e uma linha para seguir à medida que registra a imagem movendo para a direita. Quando estiver usando o recurso, pode parecer como se estivesse gravando um filme, mas não está: o resultado é uma fotografia.

Se preferir fazer o movimento da direita para a esquerda, apenas toque na seta enquanto estiver no modo panorâmico. Isso vai mudar a direção. Também é possível tirar fotos panorâmicas verticais ao segurar seu aparelho na horizontal e fazendo o movimento de cima para baixo. É possível controlar o foco e exposição, assim como em um foto padrão, ao tocar na área da imagem da sua escolha.

iphone5panorama01.png

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail