Home > Dicas

Dica com o Automator facilita resposta de e-mails no Mac

Veja como usar o utilitário da Apple para agilizar sua vida na hora de responder mensagens pelo aplicativo Mail.

Macworld / EUA

05/02/2013 às 18h11

Automatoremail_435.jpg
Foto:

Você costuma receber mensagens que contém muitos endereços de e-mails no corpo do texto? Digamos que está cuidando de uma reunião do departamento de contabilidade da sua empresa ou recebe uma mensagem de ex-colegas de trabalho demitidos há pouco tempo dizendo que agora é a hora de sair. Seria ótimo escrever um e-mail para esses endereços todos, incluindo quem enviou e alguns endereços citados apenas no corpo, mas é um trabalho incômodo copiar e colá-los no campo Para/To de uma nova mensagem. Se apenas houvesse uma maneira de automatizar esse processo.

E é claro que existe. Essa maneira é o serviço Automator, da Apple. Mais especificamente um serviço do Automator que usa um AppleScript para realizar a “mágica”. Veja abaixo como ele funciona e como configurá-lo.

Crie seu fluxo de trabalho

Abra o Automator e, a partir do selecionador de template do fluxo de trabalho, escolha Serviço/Service. Configure os menus pop-up no topo do fluxo para dizerem “Service receives selected email addresses in Mail” (Serviço recebe endereços de e-mail no Mail, em tradução livre) seguido por “Input is only email addresses” (Entrada apenas para endereços de e-mail, em tradução livre). Selecione Utilitários/Utilities na voluna Biblioteca/Library do fluxo de trabalho e arraste a ação Rdd AppleScript para o fluxo. Apague o texto atual na ação Run AppleScript e cole esse abaixo:

on run {input, parameters}
	if the class of input is not list then set input to input as list
	tell application "Mail"
		set newSubject to (get the clipboard)
		set thisMessage to make new outgoing message with properties {subject:"RE:" & newSubject}
		tell thisMessage
			repeat with i from 1 to the count of input
				make new to recipient with properties {address:(item i of input)}
			end repeat
			set visible to true
		end tell
	end tell
	return input
end run

Selecione Arquivo/File > Salvar/Save e nomeie o fluxo de trabalho com um título do tipo Nova Mensagem para Endereços Selecionados (New Message to Selected Addresses). Clique em Salvar.

applescriptautomatormail01.png

Visão geral do fluxo de trabalho

Agora teste o recurso

Abra o Mail e localize uma mensagem que contenha os endereços de e-mail para os quais gostaria de escrever. Selecione um trecho do texto que gostaria que servisse como assunto da mensagem e copie-o. (Por exemplo, “Sobre a reunião da semana que vem”.)

Agora selecione os endereços de e-mail que gostaria que aparecessem no campo Para/To. (Você não precisa ser exato: caso selecione outros textos, o fluxo de trabalho vai extrair apenas os e-mails deles.)

Por último, segure a tecla Control apertada enquanto clica no texto selecionado (ou aperte o botão direito do mouse) e, a partir do menu contextual que aparecer, selecione Serviços/Services > Nova Mensagem para Endereços Selecionados/New Message to Selected Addresses. O serviço vai gerar uma nova mensagem com uma linha de assunto que traz o texto copiado e o campo Para estará completo com os endereços de e-mail selecionados na mensagem original.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail