Home > Dicas

Dica: conheça três funções úteis do menu desktop do Windows 8.1

Apesar de o Windows 8.1 Update ainda não trazer de volta o Menu Iniciar, dá pra fazer bastante coisa com o menu desktop presente na versão atual do sistema.

PC World / EUA

15/04/2014 às 17h47

windows81update_435.jpg
Foto:

A atualização Windows 8.1 Update foi revelada na última semana, prometendo todos os tipos de novos recursos para os usuários do computadores tradicionais. Uma coisa que ela não vai trazer é o novo Menu Iniciar que a Microsoft estreou recentemente – ele só chega em um outro update daqui alguns meses.

Mas o Windows 8.1 já possui um tipo de Menu Iniciar “enterrado” sobre um clique com o botão direito do mouse no botão Start. Comumente conhecido como o menu desktop do usuário (power user menu), esse menu é uma opção popular para desligar rapidamente o computador uma vez que é muito mais simples do que clicar na opção Configurações (Settings). 

Mas há mais no menu power do que apenas desligaar seu computador. Confira abaixo três recursos do menu desktop que todo usuário do Window 8.1 deveria conhecer.

Apagar programas

No topo do menu há uma opção chamada Programas e Recursos (Programs and Features), que te dá acesso direto ao Painel de Controle (Control Panel) para desinstalar programas.

Tenha em mente que a opçãp de desinstalar do Painel de Controle só funciona com apps para desktop. Se você quiser apagar um aplicativo da interface de usuário moderna, terá de visitar a tela Start ou a tela com todos os appis, clicar com o botão direito do mouse no app, e selecionar a opção Desinstalar (Uninstall).

Gerenciar tarefas

A maneira tradicional de chegar ao Gerenciador de Tarefas (Task Manager) é apertar Ctrl+Alt+Delete. Mas, ao longo dos anos, a Microsoft mudou esse opção de um atalho de teclado para um menu completo com outras opções, como desligar e bloquear seu PC.

Então uma rota um pouco mais rápida para o Gerenciador de Tarefas é acessá-lo pelo menu desktop. A partir de lá, você pode ver rapidamente qual aplicativo está “sugando” toda a força do seu processador ou fechar um app que não está respondendo.

Painel de Controle

Logo abaixo do Gerenciador de Tarefas está uma opção para abrir o Painel de Controle. Parece que há milhares de maneiras de abrir o Painel de Controle no Windows 8.1, incluindo pela aba de Configurações, a visualização desktop no File Explorer, e a tela com todos os apps.

No entanto, pelo que sei, a forma mais rápido e fácil para fazer isso é clicar com o botão direito do mouse no botão Start (ou apertar a teclad com o logo do Windows+X se quiser ficar realmente “chique”).

A única coisa mais rápida do que isso seria apontar o Painel de Controle para a barra de tarefas.

Além dessas três, existem diversos outros usos úteis para o menu desktop do Windows 8.1, incluindo informações de sistema, conexões de rede, e o Windows Power Shell, apenas para citar algumas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail