Home > Dicas

Dica: Molhou o seu PC? Saiba o que fazer

Dicas simples te ensinam a evitar tomar um choque e até a secar sua máquina caso tenha derrubado apenas água.

PC World / EUA

12/05/2016 às 12h10

pcliquido_625.jpg
Foto:

Bom, como todos já sabem, líquidos e aparelhos eletrônicos não se misturam. Quando se encontram, o líquido pode destruir uma grande quantidade de circuitos eletrônicos. Também pode causar um choque sério se você não tiver cuidado.

Presumo aqui que ninguém está lendo essa dica no PC molhado. Melhor não usar o computador antes que esteja completamente seco.

Logo após o líquido ser derramado, certifique-se de que as suas mãos e o botão power do notebook estejam secos. Use uma toalha caso seja necessário.

Então desligue o computador...e não quero dizer desligar o Windows do jeito certo. Apenas pressione e segure apertado o botão power. O PC então será completamente desligado após cinco segundos.

Em seguida, remova qualquer fonte de eletricidade. Desconecte o adaptador de energia da parede. Depois remova a bateria, caso ela seja removível.

Você agora está a salvo de levar algum choque. Desconecte qualquer outra coisa do computador, como mouse, cabos, pendrives, entre outros acessórios. Abra a máquina e remova qualquer coisa que possa ser removida de maneira fácil. Por exemplo, retira a RAM e o HD ou SSD.

Se o líquido que caiu no PC for algo que fique meio grudento, pegajoso, como bebida alcoólica ou refrigerante, então envie a máquina para um profissional realizar uma limpeza completa.

Mas se você apenas derrubou água, talvez consiga secá-lo por conta própria.

Primeiro, seque a parte externa totalmente com uma toalha. Então limpe uma mesa e coloque uma toalha seca sobre a base. Abra o notebook o máximo possível, para que a tela e o teclado fiquem no mesmo plano. Então coloque-o, com a tela e o teclado para baixo, nessa mesa com a toalha. Deixe o PC lá por algumas horas para que a água possa pingar e secar.

pcaberto.jpg

Depois, reconecte tudo ao computador e veja se funciona. Caso não, leve para um profissional.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail