Home > Dicas

Dica: saiba como desativar a inicialização rápida no Windows 10

Sistema tem uma série de recursos habilitados por padrão; Mas apesar de útil, a inicialização rápida nunca permite seu computador desligar completamente

Sean Bradley, Tech Advisor

14/08/2018 às 14h51

windows10logo_625.jpg
Foto:

O Fast Startup é um recurso que permite a inicialização rápida do PC, o que é particularmente útil para computadores que ainda estão usando um disco rígido mecânico. Esse recurso foi implementado pela primeira vez no Windows 8 e, em seguida, passou para o Windows 10.

Embora seja um recurso útil, também há pessoas que o desativam. Entenda por quê:

O que é inicialização rápida no Windows 10? 

O computador operará em vários estados de energia de Configuração Avançada e Interface de Energia (ACPI). Um estado de energia "SO", por exemplo, é o estado em que o computador fica quando está em uso, para que ele esteja pronto para responder aos comandos.

Embora “SO” seja o estado em que o computador opera na maioria das vezes, há também vários estados de suspensão, incluindo S1, S2 e S3, juntamente com um estado de suspensão híbrido, em que a hibernação é usada em conjunto com um estado de suspensão.

Essa hibernação é considerada um estado de energia S4 em que o PC parecerá completamente desligado, mas na realidade há um arquivo de hibernação salvo que permite sua inicialização exatamente onde estava quando entrou na hibernação.

Já o estado de energia S5 acontece quando o computador é desligado e reiniciado completamente. Isso não tem um componente de hibernação, portanto, não há arquivos salvos para a máquina ler quando for inicializada novamente.

Quando a inicialização rápida está ativada, desligar o computador nunca está totalmente desligado. Um pequeno arquivo de hibernação é usado para salvar a posição atual do PC. Por isso, quando iniciado, ainda há aplicativos e programas abertos de onde parou pela última vez.

Na prática, isso não é um problema. Ele permite que o PC seja iniciado mais rapidamente e a diferença de velocidade é considerável se o sistema operacional estiver sendo executado a partir de um disco rígido mecânico.

Por que desativar a inicialização rápida no Windows 10? 

O arquivo que é gerado pela hibernação ocupa espaço no disco rígido e, se o usuário estiver usando o recurso "Wake-on-LAN", pode haver alguns problemas com a transmissão da mensagem pela rede para ativar o computador. O usuário também pode querer saber se o PC realmente desligou.

Como ativar e desativar a inicialização rápida no Windows 10 

Desativar a inicialização é bastante simples:

Ir até a barra de pesquisa no canto inferior esquerdo, digitar "Control Panel" e pressionar Enter.

Ir às opções de energia e, em seguida, em “Escolha o que os botões de energia fazem”.

Clicar em "Alterar configurações que estão atualmente indisponíveis" e, em seguida, em "Ativar inicialização rápida.

Salvar as alterações.

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail