Home > Notícias

Dicas: aprenda o básico e evite erros de iniciante em ‘StarCraft II’

Reunimos 10 dicas para você se dar bem na aguardada sequência da Blizzard, que tem versão em português já nas lojas

GamePro / EUA

26/07/2010 às 19h01

Foto:

Todos os gamers estão ansiosos pelo lançamento de “StarCraft II”, que está sendo lançado hoje, 27/7. Para se ter uma ideia do sucesso do jogo, a versão original vendeu mais de 11 milhões de cópias no mundo, inspirou um curso específico na Universidade de Berkeley, na Califórnia, nos EUA, e se tornou até um esporte importante na Coreia do Sul.

Antes de disparar contra os Zerg, no entanto, você vai querer dar uma apurada em suas habilidades. Veja como evitar os erros mais comuns entre os iniciantes, e evite apanhar dos inimigos.

Primeiros passos em “StarCraft II”

Se você jogou apenas algumas poucas missões single-player no “StarCraft” original, existem algumas coisas básicas para saber sobre o jogo.

Use Attack para mover unidades. Quando você seleciona suas unidades e ordena que elas se movam, elas irão para o destino especificado, mas ignoram qualquer unidade inimiga pelas quais passarem ao longo do caminho. Para evitar comportamento potencialmente suicida, selecione suas unidades e use o comando Attack para enviá-las para o local desejado. Elas vão chegar ao destino com a mesma velocidade; mas se encontrarem uma emboscada inimiga, vão se defender.

Teste a I.A. Não mergulhe de cabeça nos games em Ranked Mode – você será derrotado e não aprenderá muito com a experiência. Em vez disso, abra o seu próprio Custom Game e clique no botão “Add A.I.” (Adicionar Inteligência Artificial) para adicionar um jogador controlado pela CPU. Ajusta o nível de dificuldade para “Very Easy” (Muito Fácil), e você terá todo o tempo do mundo para aprender sobre as árvores de tecnologia e para praticar a organização das suas tropas.

starcraft21.jpg

Game "StarCraft II", para PCs, também está disponível em versão em português.

Use o menu Ajuda. O menu Help (Ajuda) embutido em “StarCraft II” (acessível a partir do menu do game ou ao pressionar F12) pode te ajudar dando uma breve visão sobre as unidades, contra-unidades e árvores tecnológicas de cada raça.

Escolha uma raça e jogue com ela por um tempo. Cada uma das raças jogáveis em “StarCraft II” é muito, muito diferente. As unidades Protoss são caras, mas difíceis de matar; Zergs podem voar pelo mapa com unidades baratas e descartáveis; e os Terrans podem controlar o mapa com fortificações imponentes e armamentos de grosso calibre. Teste cada uma delas, escolha a que mais gostar e fique com ela por um tempo – é mais fácil aprender a jogar bem com uma raça do que dominar as três de uma vez só.

gamesshutter_625.jpg

Evitando erros comuns de novatos em “StarCraft II”

Se você completou a campanha do “StarCraft” original e talvez jogou algumas partidas com seus amigos, provavelmente já conhecia todas as dicas anteriores. No entanto, você pode terminar um modo campanha mesmo cometendo alguns erros comuns ou desenvolvendo alguns maus hábitos; E esses mesmos erros e hábitos vão te matar no modo online.

Construa mais trabalhadores. Trabalhadores te dão dinheiro, e você precisa de dinheiro para financiar um exército. Se você pensa que tem trabalhadores demais, construa uma expansão em outro veio de minério e envie metade deles para lá – e continua construindo trabalhadores nos dois Command Centers. Uma base pode suportar cerca de dois trabalhadores por veio de minério e três trabalhadores por gêiser de gás Vespene. Por isso, quando você tiver cerca de 20 trabalhadores em uma base é hora de expandir.

Fique de olho no seu oponente. Se você sabe o que seu oponente está fazendo, é mais fácil planejar uma contra-estratégia eficiente. Envie um SCV para procurar o inimigo já no primeiro minuto do jogo, e realize periodicamente vigilância adicional. Sacrifique governantes, construa observadores, use scans ComSat, o que for – poucas coisas são tão frustrantes quanto construir um exército forte e então perder porque seu oponente fez uma única unidade aérea contra a qual você não tinha resposta.

Use os comandos do teclado. Ordenar suas unidades com o mouse é algo lento. Todo comando possui um atalho no teclado, como A para Attack (Atacar) e B para Build (Construir). Se acostume com os atalhos e seu exército funcionará como uma máquina bem lubrificada.

Construa muitas unidades de combate básicas. Novos jogadores tentam construir suas árvores tecnológicas o mais rápido possível porque eles querem os "brinquedos de gente grande" – e frequentemente perdem para um cara que construiu um punhado de unidades de ataque baratas e atacou mais cedo. Para vencer, você vai precisar de Zerglings, Zealots e Marines. Montes deles.

starcraft2.jpg

Sequência é aguardada: versão original do jogo vendeu mais de 11 milhões de cópias no mundo todo.

Gaste seu dinheiro o mais rápido possível. Dinheiro no banco é dinheiro que não está ganhando o jogo para você. Se você tem mais de 300 ou 400 minerais em mãos, não está gastando rápido o suficiente.

Não se preocupe com torres. Bunkers, Missile Turrets, Photon Cannons, Spine Crawlers, e Spore Crawlers – são todas ótimas até que alguém entre logo nelas e mate todos os seus caras. Use-as moderadamente – uma unidade menos poderosa que pode se mover é normalmente muito mais útil do que uma unidade poderosa que não pode se mover. Se você ver seu oponente construindo um monte de torres logo para proteger a base, relaxe – significa que eles tão gastando todo o dinheiro em torres, em vez de um exército ou tecnologia nova.

Não se esqueça do detector.  Você vai querer ao menos uma unidade que consiga se mover e detectar unidades disfarçadas – Protoss Observers, Zerg Overseers, ou o Terran Raven. Você não quer perder porque seu oponente construiu um Dark Templar.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail