Home > Notícias

Dicas: conheça estratégias para se tornar um veterano em StarCraft II

Saiba como se dar bem com conselhos simples neste aguardado jogo da Blizzard

GamePro / EUA

29/07/2010 às 16h23

Foto:

Está encontrando problemas? Aqui vão algumas dicas extras para melhorar o seu jogo.

Joga com Terrans? Bloqueie a entrada: O Terran Marine (soldado dos Terrans) perde para os Zergling e para os Zealots em combates corpo a corpo (CQC - close-quarters combat), então se o seu oponente está jogando como um chefe Zerg ou Protoss, você deveria usar suas estruturas para bloquear a entrada principal para a sua base. Duas Supply Depots e uma Barracks devem ser suficientes, apesar de que usar duas Barracks torna o bloqueio mais resistente.

Mas tenha cuidado: você não quer que seus Marines desovem na parte externa do muro, ou eles serão massacrados; por isso ajuste o Rally Point para as Barracks em um ponto dentro do muro, e eles estarão bem. Quando você quiser abrir o muro, basta selecionar o Supply Depot e clicar em Lower.

Tire vantagem dos grupos com a tecla Control: Gerenciar um exército grande é algo difícil. Você pode designar atalhos de teclado separados para unidades e estruturas frequentemente utilizadas. Apenas selecione a unidade ou estrutura e aperte "Control" + qualquer número que você queira designar a ela. Dessa forma você poderá selecionar a unidade ou estrutura desejada ao simplesmente teclar esse número chave. Esse arranjo é muito útil quando você quer construir unidades sem precisar percorrer todo o caminho de volta à base, ou quando você quer emitir diferentes ordens para diferentes unidades.

Construa mais Supply Depots. Todo tempo que você passa esperando o término de um Supply Depot para poder construir mais unidades é tempo que seus adversários passam construindo mais unidades. Para evitar esse tipo de desvantagem, construa mais um Supply Depot sempre que o primeiro estiver próximo de alcançar capacidade máxima.

Construa mais Barracks, Gateways e Hatcheries. Quanto mais estruturas de produção de unidade você tiver, mais rápido poderá reconstruir seu exército. Além disso, elas normalmente não custam muito – um Zealot custa 100 minerais, e um Gateway custa 150.

starcraft390x254.jpg

"StarCraft II" chegou às lojas do Brasil no início desta semana, no dia 27/7.

gamesshutter_625.jpg

Use a porta dos fundos. Os seus rapazes serão mortos se entrarem na base inimiga pela parte da frente. Cada raça tem sua maneira própria de passar por bloqueios, e cada mapa possui suas próprias portas dos fundos e entradas surpresas. Aprenda-as, use-as, ame-as.

Ataque os trabalhadores dos inimigos. Você não precisa desafiar de frente o exército do seu inimigo. Incomode os trabalhadores e seu oponente terá muito mais dificuldades reconstruindo o exército ou pesquisando uma tecnologia melhor - e você pode pegar o exército fora de formação na hora da defesa.

Comece toda partida com ‘gl hf’ (Good Luck, Have Fun – Boa Sorte, Divirta-se), e termine todas as partidas com ‘gg’ (Good Game – Bom jogo). Esse é um sinal de espírito esportivo em “StarCraft”.  Não importa o quão ruim seja a derrota, ou quão gloriosa seja a vitória, você deve fazer isso.

Aprenda o dialeto

Os jogadores mais aficcionados de "StarCraft" possuem algumas frases que você precisa conhecer se quiser melhorar.

Micro significa Micromanagement (Micro gerenciamento) – sua habilidade para despachar ordens detalhadas para suas unidades durante combate. Quanto melhor você for em “micro gerenciar” suas unidades,  melhor desempenho conseguirá  de cada unidade em seu exército.

Macro significa “Macromanagement” (Macro gerenciamento) – sua capacidade de manter uma economia próspera, estabelecer bases de expansão, e reconstruir seu exército. As habilidades Micro e Macro são essenciais, mas os jogadores iniciantes devem se focar mais em suas habilidades Macro no começo.

Build Order é um plano de jogo inicial para o jogador, parecido com uma abertura em Xadrez. Build orders diferentes levam a diferentes estratégias. Jogadores Zerg, por exemplo, frequentemente gostam de investir em sua economia logo cedo ao construir rapidamente uma segunda Hatchery; mas se eles estão preocupados com um ataque antecipado, eles podem, em vez disso, gastar o dinheiro deles em mais Zerglings ou Roaches.

APM significa Actions Per Minute (Ações por Minuto) – uma medida da velocidade com que você dá ordens ao seu exército. Mesmo que possuir uma APM alta seja ótimo, é mais importante dar as ordens corretas do que dar um monte de ordens.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail