Home > Dicas

Dicas de como escolher certo um servidor para a sua empresa

Não importa se é o primeiro equipamento de rede ou uma atualização necessária; saiba o que fazer para não cometer erros.

Becky Waring (PC World/EUA) e Flávio Xandó, especial para PC WORLD

20/06/2008 às 11h25

servidor_150.jpg
Foto:

servidor_150A maioria das pequenas empresas com dez ou mais funcionários, se ainda não tem, vai precisar comprar um servidor em pouco tempo ou um adicional para suprir suas necessidades.

Servidores geralmente são depósitos centrais de arquivos, onde os usuários facilmente compartilham documentos. Eles também gerenciam funções de e-mail, impressão e backup; hospedam aplicações como banco de dados, agendas corporativas e softwares para gestão de relacionamento com os clientes (CRM), e trabalham como servidor de web da empresa.

Para começar, a escolha do equipamento mais adequado deve refletir o tipo de aplicações que se quer rodar, bem como a quantidade de pessoas que terão acesso a ele.

Aplicações básicas, como serviço de impressão, compartilhamento de documentos do Word ou do Excel e programas de calendário, demandam tão pouco do equipamento o que apenas um servidor de baixo custo dá conta do recado.

Tarefas mais complexas, como hospedagem de grandes bancos de dados ou bibliotecas de imagem, pedem maior processamento e unidades de HD e infra-estrutura de redes mais rápidas e robustas.

Mas o que é um servidor exatamente? Os servidores são, grosso modo, PCs especializados com velocidades e capacidades de processamento semelhantes às de desktops.

Entretanto, seu projeto de hardware e software tem um diferencial importante: oferecem mais segurança, necessária para proteger as informações valiosas da empresa. Além disso, devem ser à prova de falhas.

Leia mais:
> Como escolher o sistema operacional do servidor
> Hardware: o que levar em conta na configuração do servidor

Outra característica importante é que esses equipamentos oferecem ferramentas de gerenciamento a distância. Com elas, o administrador da rede pode se conectar ao sistema remotamente, fazer diagnósticos, solucionar problemas e realizar as manutenções que forem necessárias para que o equipamento continue funcionando adequadamente.

Outros destaques da PC World:
> Configure o servidor da sua empresa com o Windows Server 2003
> Hospede internamente o e-mail da empresa
> Descubra quando e como migrar para o Windows Server 2008
> Configure a estação de trabalho para entrar na rede
> Pesquisa: mais empresas estão usando redes sem fio
> Controle o uso do MSN na sua empresa
> Como escolher um notebook de baixo custo
> Segurança: 10 downloads fundamentais
> 26 truques para usar melhor o Google Calendar

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail