Home > Dicas

Dicas essenciais para editar fotos

Você não precisa ser um especialista em Photoshop para obter boas fotos – mas deve conhecer algumas técnicas comuns de edição.

Por Dave Johnson*

15/02/2008 às 18h29

4macetes_150.jpg
Foto:

4macetes_150Os puristas irão lhe dizer que fotografia se trata somente de disparar do obturador. Toda semana, por exemplo, recebemos e-mail de leitores dizendo que qualquer foto que tenha sido editada não merece ser chamada como tal.

Mas a edição não só é parte integrante da fotografia digital, como também tem feito parte da fotografia analógica por 150 anos. Só o fato de revelar fotos no laboratório da esquina envolve diversos ajustes subjetivos na exposição (ainda que não seja você quem faça isso).

Leia também:
> Foto digital: como corrigir problemas de iluminação
> Tire fotos em close com sua câmera digital
> Fotos com movimento

Então, eis nosso desafio: aprenda essa relação de técnicas de edição e você vai poder transformar imagens mequetrefes em grandes fotografias.

Acerte no tempo de exposição
Uma exposição equivocada – tanto o excesso quanto a falta dela  – é o problema mais notável em uma fotografia. A boa notícia é que muitas de suas fotos podem ser facilmente melhoradas usando o controle de nível ou histograma de seu editor. Abra uma imagem no Adobe Photoshop Elements, por exemplo, e clique em Enhance, Adjust Lighting, Levels.

Você vai ver um gráfico chamado histograma que mostra como todos os pixels claros e escuros estão distribuídos na foto. Se muitos pontos estão aglomerados junto ao lado direito do gráfico, provavelmente a fotografia foi um tanto sobre-exposta à luz. ++++

4macetes_150Muitos pixels na extremidade esquerda do diagrama significam subexposição. Para clarear a foto como um todo, arraste o Ponto Branco do lado direito para a esquerda.

Inversamente, nas fotografias escuras, arraste o Ponto Preto do lado esquerdo para a direita. Caso você só queira ajustar os tons intermediários, leve a seta do meio para a esquerda ou para direita.

Conserte o equilíbrio de cores
As suas fotos aparentam estar muito azuis? Muito vermelhas? Parece que seu balanço de branco precisa de ajuste. Eis o porquê: sua câmera tem que mensurar a luz toda vez que tira uma foto e estabelecer o balanço de maneira que todas as cores no cenário pareçam corretas. Mas as câmeras tendem a fixar o balanço de branco erroneamente em cerca de metade das ocasiões.

Uma forma de assegurar bom equilíbrio de coloração é ajustando o balanço de branco manualmente antes de tirar uma foto. Utilizando este controle da máquina, você pode indicar uma configuração adequada para dia ensolarado, pôr-do-sol ou ambiente interno (cheque o manual da câmera para mais detalhes). ++++

4macetes_150
Ou você pode incrementar as cores posteriormente em seu PC, utilizando um software de edição. Se você usar o Photoshop Elements, por exemplo, pode clicar na aba Quick Fix e mudar o seletor de Temperatura até que as cores fiquem legais.

Edifícios tortos
Se você trabalhar com a exposição e as cores, terá fotos sensivelmente melhores. Mas você pode começar a perceber problemas menores – como edifícios tortos, por exemplo.

Faça uma foto de um prédio alto e talvez pareça que ele está inclinando um pouco, ou até mesmo curvado. Você pode agradecer a um fenômeno chamado distorção de perspectiva.

Se você tem o Photoshop Elements, pode reduzir a intensidade desta distorção clicando em Filter, Correct Camera Distortion, e então ajustando a Perspectiva Vertical. Isso reduz a distorção de perspectiva aparente.

Uma solução melhor é experimentar um add-on projetado especificamente para correção de perspectiva, como o LensDoc 3.1 da Andromeda Softwares, que funciona em qualquer programa compatível com os plug-ins do tipo Photoshop, como o Elements e o Corel Paint Shop Pro.++++

4macetes_150
Se você tem o Paint Shop Pro, use a ferramenta de correção de perspectiva inclusa com o software, que funciona incrivelmente bem e não tem custo adicional.

Elimine o ruído digital
Fotografia é uma questão de ajuste. Quando você precisa fazer fotos com pouca luz, por exemplo, aumentar o ISO (ou ASA; é a sensibilidade à luz) da câmera pode ajudá-lo a obter imagens melhores. Mas um ISO maior também aumenta o chamado ruído digital: assim, você terá mais pixels aleatórios de cores espalhados pela foto.

Existem duas formas de minimizar o ruído digital em suas fotografias. Primeiro, você pode evitá-los, mantendo o ISO da câmera o menor possível. Segundo, se você de fato tirar fotos com ISO mais alto, pode usar softwares para eliminar muitos desses ruídos.

Por exemplo, o Noise Ninja é um programa excelente, disponível por si só ou em forma de plug-in para o Photoshop e o Photoshop Elements. Ou experimente o Noiseware, que é gratuito.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail