Home > Dicas

Dicas para armazenar suas fotos para toda a eternidade

Não basta apenas manter uma cópia delas em CDs ou DVDs, que podem não durar para sempre. Veja como lidar com essa questão.

Redação da PC WORLD

16/02/2009 às 10h47

armazenar fotos_150.jpg
Foto:

armazenar fotos_150Uma dos métodos mais comumente utilizados para guardar fotos digitais é salvá-las em CDs e DVDs. É uma mídia acessível e barata. Mas você deve conhecer pelo menos uma meia dúzia de pessoas que já passou pela experiência de tentar acessar as imagens salvas nesse tipo de mídia passado algum tempo e... nada.

Não existe consenso fechado quanto à durabilidade real das mídias ópticas. Alguns especialistas dizem que elas têm um periodo de vida que pode variar entre dois e 12 anos. Já os fabricantes atestam os CD-RW são feitos para serem regravados até
mil vezes e que seus produtos retêm a informação no disco entre 20 e
100 anos.

Tal variação decorre das condições de armazenamento como
exposição à luz, umidade, contaminação por sujeira ou arranhões, grau
de uso e regravação do disco. Todos são fatores alteram sua vida útil
da mídia e, conseqüentemente, das informações gravadas nela.

Se regravar muitas vezes, o calor a que o disco é submetido afeta
sua durabilidade. É razoável assumir que esses discos serão confiáveis
por 20 a 30 anos se bem cuidados.

Na dúvida, algumas medidas podem ajudar a guardar tão valiosa informção. A primeira delas é usar mídias graváveis no lugar das regraváveis e, de preferência, de boa procedência - fuja da tentação de comprar a mídia mais barata que houver, já que a qualidade da matéria-prima também pesa na durabilidade da mídia.

Backup do backup
Recomenda-se definir um período - uma vez por ano, por exemplo - para que se faça uma "revisão" do estado geral dos seus CDs/DVDs de backup. Coloque-os no drive e veja se o PC consegue ler cada um deles. Vale a pena anotar no próprio disco quando foram gravados. A partir de dois anos, faça uma nova cópia em um CD/DVD novinho em folha.

Caso não consiga mais acessar um derminado disco, existem algumas formas de recuperar o conteúdo de CDs e DVDs danificados; vale a pena tentar.

Leia também: 
> Fique tranquilo: automatize o backup
> Faça backup do que precisa ser protegido
> Backup: 5 passos para guardar seus dados adequadamente

Alternativas viáveis
A idéia de manter sua fotos guardadas em mídias ópticas fuciona mas tende a gerar um outro problema com o passar do tempo: falta de espaço. Em vez disso, por que não usar um disco rígido - de preferência um HD externo - como cofre de segurança? A vantagem de você ter esse disco desacoplado do seu computador tem a ver com segurança (pode guardar as imagens em um lugar mais seguro) e também levá-lo com você, por exemplo, na casa de um parente que queira compartilhar de suas imagens preciosas.

Aproveite aquele HD antigo, que você achou que não serviria para mais nada. Faça uma boa faxina nele e utilize-o para armazenas suas fotos. Mas não se limite a ele. Vale a pena investir algum dinheiro e comprar um disco espaçoso - já se pode comprar, por exemplo, um HD de 1TB por cerca de 900 reais. Muitos desses novos discos oferecem um pacote de softwares que acabam compensando o investimento. Pense nisso.

Mas antes de sair copiando suas imagens para esse disco, faça uma boa análise do que vale a pena ser guardado. Justamente pelo fato de ser digital, teimamos em manter inúmeras imagens, praticamente idênticas, pela simples preguiça de escolher a imagem melhor e apagar as demais.

Sem contar as fotos repetidas, que se proliferem feito praga. Se esse for seu caso, use um utilitário para localizar e apagar imagens repetidas do HD.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail