Home > Dicas

Dicas para escolher uma filmadora digital que sobreviva ao tempo

Alguns elementos são fundamentais para evitar que o equipamento perca ‘validade’ rapidamente e você desperdice dinheiro.

Redação da PC World

18/09/2008 às 17h14

filmadora_150.jpg
Foto:

Se o único vídeo que você costuma gravar são clipes do seu cachorro para colocar no YouTube, então qualquer filmadora serve. Mas se está capturando os primeiros passos do seu bebê, por exemplo, precisará da certeza de que o vídeo continuará disponível por uns 20 ou 30 anos.

Enquanto os formatos de filme digital atuais irão se tornar obsoletos até esse período, você pode escolher uma câmera com uma longevidade razoável seguindo três princípios básicos:

  • Compre a com a melhor qualidade de imagem que puder pagar
  • Capture em um formato amplamente utilizado
  • Use uma forma de armazenamento de maior capacidade.

Para conseguir um alto nível de qualidade na imagem, você deve pensar em modelos HD. Camcorders comuns possuem dois formatos principais de alta definição: HDV, que usa o mesmo tipo de fita que o formato original DV; e AVCHD, mais recente e que grava em DVD, no disco ou em memória flash.

Leia também: 
> Como obter melhores resultados com sua filmadora
> Como transferir o conteúdo da filmadora digital para o PC
> Filmadoras: guia para iniciantes

O AVCHD possui inúmeras vantagens, entre as quais destacamos compressão mais eficiente, transferência para o PC por meio do comando “arraste e solte” e um conveniente acesso às opções.

filmadora_300

Camcorders HDV: imagens de boa qualidade e recursos avançados

No caso do formato AVCHD, que usa codec MPEG-4, você pode rodar seus discos em players de Blu-ray sem necessitar recodificá-los.

Mas as melhores camcorders HDV ainda possuem uma qualidade de imagem melhor do que as filmadoras AVCHD. E, as fitas nesse formato possuem um longo tempo de armazenagem.

Outros destaques: 
> Conheça 5 notebooks com desempenho top de linha
> O arquivo deu pau? Peça ajuda ao Vista
> Redes sociais: como não ficar maluco com elas
> Use a web para editar suas fotos digitais
> 14 dicas para fazer uma apresentação PowerPoint legal

O AVCHD, em contrapartida, requer que você queime em um disco para armazenar ou que tenha muito espaço disponível. Este ainda é um formato considerado não maduro – muitos softwares de edição de vídeo estão apenas começando a lidar com esse formato. Embora o AVCHD seja uma ótima opção para daqui um ou dois anos, a melhor escolha hoje é o HDV.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail