Home > Dicas

Dicas para manter o Mac limpo e organizado (por dentro e por fora)

Saiba como "dar uma geral" em arquivos, esvaziar lixeiras, acabar com músicas duplicadas, arquivar e-mails antigos e muito mais

Macworld/EUA

22/03/2010 às 12h39

Foto:

Nunca é tarde para fazer uma organização geral no seu Mac. Que tal aproveitar as dicas abaixo e reservar alguns minutos para deixar seu computador com uma cara nova? Se você gostar da ideia, veja também nossas dicas para tornar o Mac mais seguro.

Cabos e periféricos
Quando foi a última vez que você olhou na parte de trás da escrivaninha do seu iMac ou Mac Pro? Pois junte os cabos que você encontrar soltos e veja a qual dispositivo eles pertencem. É capaz que você encontre cabos USBs conectados a nada ou outro que ficou esquecido depois de remover a impressora. Aproveite para verificar se as tomadas estão conectadas corretamente para evitar riscos de incêndio e não esqueça de desembaraçar todos os fios. Se quiser deixar tudo bem organizado, utilize cintas e fitas plásticas que servem para agrupar cabos. Eles costumam custar menos de 20 reais.

Esvazie (realmente) o lixo do Mac
Muita gente sabe que os arquivos permanecem no Lixo do Mac até que escolhamos a opção Esvaziar Lixo no menu do Finder ou quando clicamos com o botão direito do mouse sobre o ícone do Lixo (se você não sabia, aprendeu agora). No entanto, poucos sabem que alguns programas têm suas próprias lixeiras. O iPhoto, por exemplo, tem a sua localizada na barra lateral do programa. Lá estão todos os vídeos e fotos que você excluiu dentro do programa. Esses arquivos vão ocupando a memória do seu computador até que você clique com o botão direito do mouse sobre a lixeira e escolha a opção Esvaziar Lixo.

O Mail também tem sua própria lixeira, mas, por padrão, ela está configurada para ser esvaziada depois de um mês. Mas podemos nos livrar desses e-mails um pouco antes. Abra as preferências do Mail, clique na guia Contas e vá até a aba Procedimentos C. De Correio. Na sessão Lixo, altere o prazo para eliminar as mensagens apagadas. As opções são a cada dia, semana, mês ou sempre que o programa for encerrado.

Cuide dos dados duplicados
Se você é um usuário de Mac há um bom tempo, é provável que tenha itens duplicados. Felizmente alguns programas têm ferramentas próprias que lidam com as duplicatas.

Veja um exemplo com o Address Book. Vá ao menu Card e escolha a opção Look for Duplicate Entries. Quando a tarefa estiver concluída, você pode clicar em Merge para mesclar as informações em uma única entrada.  

147190-address-book-duplicates_386.jpg

O iTunes também pode conter arquivos duplicados de mídia. Abra o iTunes e mantenha a tecla Option pressionada. Clique em File e vá em Show Exact Duplicates. O iTunes irá criar uma lista com as faixas que tenham o mesmo título, artista e álbum. Identifique as canções que não precisa mais e mande para o Lixo.

Arquive mensagens velhas
O tempo passa e elas rapidamente se acumulam. Mensagens antigas, que provavelmente nunca serão lidas, entopem sua caixa de correio. Você pode honrar seu estilo de vida colecionador mantendo as mensagens salvas na Caixa de Entrada, mas com um pouco mais de organização. No Mail, clique no sinal “+” no canto inferior esquerdo da janela para criar uma nova caixa. Arraste todos os e-mails antigos para este novo lugar, clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha a opção Arquivar Caixa de Correio. Uma mensagem irá aparecer perguntando o local para salvar o arquivo. Depois de salvo, você já pode apagar com segurança todos os e-mails antigos.

Limpe a mesa
Muitos usuários de Macs vêm a Mesa como um local perfeito para armazenar arquivos. Depois de um tempo, a Mesa é o local onde estão os arquivos que você usa com mais frequência. O problema é que o Finder mostra qualquer pasta ou arquivo da área de trabalho em uma janela. Isso é positivo para quem tem poucos arquivos guardados na Mesa, pois o tempo de abertura é menor. Mas para quem tem muitos... É chegada a hora de organizar sua Mesa e colocar cada arquivo e diretório do seu respectivo lugar da estrutura do Mac. E jogue fora o que você não precisa mais. E por falar nisso...

Organize seu material
A Apple oferece uma estrutura simples e intuitiva para guardar seus arquivos. Temos a pasta de usuário e suas pastas internas para armazenar documentos, downloads, filmes, músicas e imagens. Se você utiliza muito a busca Spotlight para encontrar seus arquivos, significa que seu Mac não está tão organizado como poderia estar. E é simples. Basta colocar os arquivos nas pastas para as quais eles foram desenvolvidos (músicas,  fotos, downloads...).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail