Home > Dicas

Como obter melhores vídeos com sua filmadora ou câmera digital

Seis sugestões fáceis que contribuem para vídeos de melhor qualidade e que qualquer pessoa pode fazer também.

Redação da PC World

01/09/2008 às 10h45

cam_film_150.jpg
Foto:

cam_film_150Quando você grava filmes caseiros com uma máquina fotográfica ou uma camcorder mais em conta, serão suas habilidades com a gravação – não apenas o equipamento – que farão de seu filme uma “obra de arte”. E um vídeo bem feito é o primeiro passo para quem deseja publicá-lo na internet.  Então, quando for gravar, siga nossas dicas para evitar erros.

Use o zoom moderadamente: Gravações com zoom, especialmente o digital, tendem a ter aparência amadora. Se você precisa se aproximar, o melhor é se mexer.

Leia também:
> Como escolher uma câmera à prova de futuro
> 25 vídeos que bombaram no YouTube
> Vídeos: da filmadora para o PC

Lembre de gravar outros planos: Plano B é uma gravação complementar que você inclui para ajudá-lo a contextualizar a ação e dar fluidez. Por exemplo, se você está gravando um jogo de futebol, é interessante capturar algumas cenas curtas dos torcedores. Na hora de editar, você pode inseri-las.

Use um tripé sempre que possível: Vídeos com imagens tremidas tornam o ato de assistir um tormento. Por isso, use um tripé. Se você está gravando imagens do alto (ou correndo), faça o melhor para segurar firme. Depois, você pode editar e colocar efeitos.

Pule os efeitos visuais (por enquanto): Muitas câmeras oferecem efeitos especiais, como sépia. É melhor começar com as cores originais e adicionar efeitos na edição.

Adote um microfone: Muitas filmadoras têm suporte para microfone externo, o que produz um áudio muito superior.

Evite ambientes escuros: Exceto com equipamento de vídeo de alta performance, a luz fraca fará seu vídeo ter uma aparência granulada. Se necessário, arrume uma fonte de luz que possa ser conectada.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail