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Dicas para resolver os principais problemas da Mac App Store

Recebeu a mensagem de "erro desconhecido"? O serviço não responde? Deu pau na hora do registro? Selecionamos as principais soluções para panes na recém-lançada loja de aplicativos

Macworld / EUA

17/01/2011 às 12h18

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Agora que a Mac App Store já está no ar e até ultrapassou a marca de 1 milhão de downloads nas primeiras 24 horas de funcionamento, a Apple fez o que costuma fazer após cada um de seus lançamentos: liberou alguns artigos para solução de problemas. Atualmente, já existem cerca de 25 artigos cobrindo a recém-lançada loja de aplicativos para Mac. Para economizar seu tempo, selecionamos os principais:

Falha na compra – Quando você tenta comprar um aplicativo, a loja da Apple pode falhar e te informar que “aconteceu um erro desconhecido (100)”. Se isso acontecer, a solução normalmente é simples: saia da Mac App Store e espere alguns segundos. Depois abra-a novamente e tente mais uma vez.

De modo geral, se uma compra parecer falhar por uma razão qualquer, apenas tente de novo – clique nos botões Comprar e Instalar (ou Resumir). Se você não consegue encontrar um app comprado anteriormente em sua lista de compras, e está registrado corretamente em sua conta, aperte Command+R para atualizar a página.

Erro na hora de se registrar – Após selecionar a opção para se inscrever (Sign In) no menu da Mac App Store, a planilha de inscrição pode não aparecer. Ou ela aparece e você não consegue completar os campos de Apple ID e Password. O provável “culpado” aqui é um programa de outro fabricante. A Apple cita especificamente o FruitMenu, da Unsanity, e o APE (Application Enhancer) como responsáveis por isso.

A solução? Desabilite esses programas de terceiros. Esperamos que uma atualização futura de software resolva esse conflito.

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Apple já disponibilizou mais de 20 soluções para problemas comuns com a sua nova Mac App Store

A App Store não responde – Após clicar no ícone de atualizações no topo da janela da App Store, a loja pode “travar” (ou como a Apple diz, “deixa de responder”). Esse é um problema raro, acionado por “determinados programas de terceiros Mac NTFS (New Technology File System) e/ou partições conectadas com versões do Windows que tenham o  filesystem NTFS.”

Se isso acontecer, a solução é remover o drive/partição NTFS da lista de busca Spotlight (quem teria adivinhado isso?). Para fazer isso, vá em Preferências de Sistema no Spotlight e selecione a aba Privacidade. Aqui, clique no botão “+” e adicione o drive/partição NTFS releventa à lista de itens que o Spotlight não irá procurar. Como uma alternativa, se conseguir determinar o utilitário específico que está causando o problema, você poderá desabilitá-lo a partir das preferências do próprio item.

Soluções de problemas gerais – Após resumir os principais artigos, selecionamos alguns conselhos genéricos de soluções de problemas da Mac App Store:

- Se um problema é específico para um aplicativo, apague o app de seu disco e selecione a opção para reinstalá-lo na App Store. Mesmo que seja um software pago, ele será reinstalado de graça.

- Tente a cura para todos os males: reinicie o seu Mac.

- Reinstale o Mac OS X 10.6.6 por meio do combo update.

- Como uma última tentativa, reinstale o Mac OS X 10.6 “a partir de sua mídia original de instalação” e depois instale novamente todas as atualizações disponíveis no menu do Software Update da Apple.

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