Home > Dicas

Dicas para tirar fotos perfeitas no Natal

Ajuste a exposição da câmera, apóie o equipamento em um lugar firme e descubra o ângulo perfeito para bater fotos noturnas com nossos truques

Macworld/EUA

15/12/2009 às 11h51

Foto:

O Natal está chegando, e com tantas casas e prédios enfeitados com lâmpadas que piscam, vale a pena bater uma foto para registrar o momento. Mas não é só apertar o botão. E nem todos sabem ajustar a câmera fotográfica corretamente para deixar a foto mais bonita. Reunimos algumas técnicas de fotografia para você caprichar nas fotos de fim de ano.

Apóie sua câmera
Você não vai precisar da câmera mais moderna que existe para bater uma foto bonita no Natal. Com o modo de foto noturna, por exemplo, as fotos são ajustadas automaticamente para captar a maior quantidade de luz do ambiente. Só que nesses casos, um tripé será muito bem-vindo.

145049-173208-7-xmas_roventine_slide_original.jpg

Modo de foto noturna: um apoio firme é necessário

Como as fotos noturnas exigem maior entrada de luz pela câmera, o obturador tende a permanecer mais tempo aberto. Qualquer tremidinha na câmera fará com que sua foto saia borrada. Procure algo para apoiá-la como um muro, uma mochila ou mesmo um tripé antes de bater a foto.

A hora certa
Geralmente as fotos de fim de ano são batidas à noite, na escuridão total. O problema dessas fotos é que com o céu totalmente escuro, pode faltar algum brilho especial deixando-a sem vida. A solução? Espere no uns 30 minutos depois que o sol se pôr para ter pelo meno um pouco mais de iluminação no céu.

145049-173208-8-xmas_elite_slide_original.jpg

Fim de tarde: aproveite que ainda há um pouco de luz natural para compor a sua imagem

A exposição correta
Um dos últimos detalhes que deve ser considerado antes de bater a foto é o ajuste de exposição. Se sua câmera permite ajustar o equilíbrio de branco, ajuste-o para Tungstênio ou Incandescente. Ambos vão proporcionar uma definição mais rica, céu mais azul e com mais destaque para as luzes.

Você também pode deixar a configuração da câmera no Automático. Mas se ela suporta configurações manuais, como o ajuste da abertura do diafragma e velocidade do obturador, experimente bater a foto com a abertura f/8 e meio segundo de velocidade do obturador. Para clarear ainda mais a foto, tente usar a abertura f/4.

145049-173208-10-xmas_tambako_slide_original.jpg

Chegue um pouco mais cedo para buscar o melhor ângulo com calma

Procure o ânglo

Chegar com antecedência para o local da foto já é meio caminho andado. Comece batendo algumas fotos para ver como fica. Conforme o céu escurece, você vai atingindo o ponto ideal para o fundo da foto. Procure o ângulo perfeito para combinar a beleza do céu com a iluminação do local. Depois, é sair mostrando para todos seus amigos seu trabalho profissional com as fotos de sua câmera.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail