Home > Dicas

Dicas para tirar o melhor proveito da Cortana, assistente virtual do Windows 10

A assistente digital da Microsoft pode tornar sua vida mais fácil e eficiente, se você souber como aproveitá-la de verdade. Veja nossas sugestões

Preston Gralla, da Computerworld (EUA)

22/03/2019 às 17h35

Foto: Shutterstock

A assistente digital da Microsoft, Cortana, é uma das principais adições ao Windows 10 – e é uma vencedora. Ligue-a e ela o avisará sobre as próximas reuniões; fará buscas no seu PC e na web; informará sobre o clima, notícias e esportes; e muito mais.

Para ajudar você a aproveitar ao máximo da Cortana, reuni algumas das minhas dicas favoritas para usá-la, incluindo-a para gerenciar o Google Agenda, identificar a música que você está ouvindo e acompanhar pacotes e voos. Lembrando que as sugestões ficam ainda mais fáceis se você já é familiarizado com a Cortana.

Também tenha em mente que houve seis grandes atualizações para o Windows 10 desde o lançamento inicial em julho de 2015. Este artigo reflete como a Cortana funciona se você instalou a Atualização do Windows 10 de outubro de 2018 (versão 1809), portanto, se você não tiver o update, o que você vai ler aqui poderá variar um pouco do que verá na sua versão do sistema.

Obtenha uma resposta direta para sua pergunta

Quando você faz uma pergunta à Cortana, ela normalmente mostra a resposta por meio de uma listagem de links da web, e você consegue acessá-los por meio do seu navegador. Foi o que aconteceu, por exemplo, quando perguntei: “Qual foi o dia mais frio do ano em 2015 em Boston?”.

Esse é um processo útil, mas demorado, porque você precisa navegar pelos resultados da pesquisa, clicar em um deles e procurar informações na página da web exibida.

Mas há muitas perguntas que a Cortana pode responder diretamente, sem antes direcionar você para a web. Em vez disso, você obtém suas respostas no painel da Cortana. A seguir, você apenas verá uma lista parcial – experimente para ver o que ela mais sabe. O que está em negrito representa o que você pode digitar ou dizer via comandos de voz.

Definir [palavra] - Quer uma definição para “absolver”? Basta pergunta a Cortana.

Quando é [nome do feriado]? - Cortana sabe quando as férias caem no calendário.

Quem é o [título da pessoa]? - A Cortana pode dizer quem são os CEOs da Microsoft, do Google e da Apple, bem como quem é o presidente dos Estados Unidos. Tente outros títulos e nomes também.

Que horas são em [lugar]? - Confuso sobre que horas são agora em algum lugar do mundo? A Cortana sabe.

Converter [moeda] para [moeda] - Deseja saber as taxas de câmbio atuais entre moedas? É só perguntar.

Quão alto é [pessoa]? - Ela sabe quão altas as pessoas famosas são. Então, ela sabe, por exemplo, que o ex-presidente dos EUA, Barack Obama, tem 1.80 de altura.

Quanto tempo dura [filme]? - Quanto tempo dura O Poderoso Chefão? Basta perguntar, e Cortana dirá. No entanto, ela não conhece todos os filmes já feitos, por isso às vezes você será enviado à web para ter uma resposta.

Qual é a capital de [país, estado ou cidade]? - Se você precisa saber a capital de um país ou estado, a Cortana sabe.

Conecte suas contas, aplicativos e serviços a Cortana

Uma maneira de estender o poder da Cortana é conectá-la a uma conta – por exemplo, o LinkedIn – para que, quando você pedir à Cortana para fazer algo, ela possa procurar informações nessa conta e fornecer informações adicionais sobre sua solicitação. A Cortana também pode fazer mais, inclusive tocar música através de um serviço como o Spotify ou controlando eletrodomésticos inteligentes. Ela tmabém pode trabalhar com aplicativos do Windows 10, como encontrar um programa e reproduzi-lo no Netflix ou no Hulu, ou perguntar ao Fitbit quantas etapas você fez em um dia. A Microsoft chama esses tipos de ações de “habilidades da Cortana”.

Para começar, clique na caixa de pesquisa Cortana e, quando o painel Cortana aparecer, clique no ícone do bloco de notas no painel de navegação à esquerda. Clique na guia Gerenciar Habilidades na parte superior da tela e procure por Conexões, que é dividido em quatro seções: Serviços conectados, Música, Casa Conectada e Família Microsoft. Clique na caixa apropriada, por exemplo, Música, se você quiser que a Cortana reproduza alguma música via Spotify. Em seguida, clique no serviço que você deseja conectar. Enquanto escrevo isto, apenas três serviços estão disponíveis: iHeartRadio, Spotify e TuneIn. Siga as instruções para adicionar a conta e começar a reproduzir música.

Para controlar eletrodomésticos, clique em Casa Conectada e, na tela exibida, clique no dispositivo que você deseja controlar, por exemplo, o termostato inteligente Nest. Clique em Conectar e siga os prompts. Provavelmente ajudará se você verificar o manual do seu eletrodoméstico inteligente antes de tentar isso.

Para outros serviços, selecione “Serviços conectados” e, em seguida, “Adicionar um serviço”. Você verá uma lista de serviços disponíveis, incluindo LinkedIn, Gmail, Office 365, Outlook.com, Wunderlist e Skype. (Observe que a integração do Office 365 estará disponível somente se você tiver uma conta comercial do Office 365, não uma conta pessoal.) Para se conectar a uma conta, clique nela e, em seguida, clique no botão Conectar que aparece. Digite as informações que você normalmente usa para fazer login na conta e a Cortana fará o resto.

Se você quiser compartilhar eventos e agendas com membros da família, clique em Família da Microsoft e, em seguida, clique em “Começar a adicionar membros da família” e siga os prompts.

Há outras contas que você pode vincular à Cortana para outras habilidades, como linkar na sua conta Fitbit para obter um resumo de atividades ou até mesmo pedir pizza na Domino's. Para criar um link para eles, vá para a tela principal Gerenciar Habilidades e, em seguida, clique no botão “Descubra mais habilidades’. Isso iniciará o navegador web Microsoft Edge em uma página com uma lista de serviços que você pode usar. Clique em qualquer um para obter instruções sobre como se conectar a ele.

Os benefícios que você obterá ao vincular suas contas à Cortana variam de acordo com a conta. Por exemplo, se você vincular a Cortana ao LinkedIn, quando ela lembrar de uma reunião, ela verificará se alguma das pessoas na reunião é membro do LinkedIn. Se eles estiverem na rede, ela pegará as informações – incluindo foto de perfil do LinkedIn, cargo e empresa. Você pode clicar no nome da pessoa para acessar o perfil do LinkedIn.

Em muitos casos, você não precisa adicionar manualmente uma habilidade à Cortana para que ela execute tarefas para você. Desde que você tenha instalado o aplicativo, ela se integra automaticamente a ele. Vários aplicativos populares, incluindo Netflix, Hulu e Uber, integram-se à Cortana desta forma. Por exemplo, se você deseja reproduzir a série de TV Master of None no Netflix, digite “Netflix encontre Master of None”. (Na verdade, você pode digitar “netflix encontre master of none” – a Cortana não faz distinção entre maiúsculas e minúsculas).

Se você quiser usar um comando de voz, pode dizer: “Ei, Cortana, Netflix encontre Master of None”. Use a mesma sintaxe para o Hulu – por exemplo, “Hulu encontre Spiral” se você quiser encontrar e jogar a série da polícia francesa. Você também pode reproduzir e pausar usando comandos de voz.

Tenha em mente que você precisa usar a sintaxe precisa exigida para cada aplicativo – você não pode digitar ou falar usando linguagem natural e real. E é diferente para cada aplicativo. Para

Netflix e Hulu, por exemplo, a sintaxe é [nome do aplicativo] encontre [nome do programa]. Você não pode dizer “Jogue Master of None no Netflix” ou até mesmo “Netflix jogue Master of None” e esperar que ela funcione.

Definir e usar lembretes

Um dos recursos mais úteis da Cortana é o modo como ela pode lembrá-lo sobre tarefas ou eventos futuros. É muito simples definir um lembrete, basta dizer ou digitar “Lembrar-me”. Na tela exibida, preencha o formulário com a pessoa, local, horário ou coisa sobre a qual você deseja ser lembrado. Se preferir, você pode ignorar o formulário e apenas dizer algo como “Lembre-me do meu jogo de tênis hoje às 6 da tarde”.

Você também pode definir um lembrete clicando na caixa de pesquisa, selecionando o ícone do bloco de anotações no painel Cortana exibido, clicando na guia Organizador e selecionando “Criar um lembrete”.

Para que a Cortana exiba alertas sobre os lembretes que você definiu, é necessário ativar o recurso de notificação do Windows 10. Para fazer isso, vá para Configurações> Sistema> Notificações e ações e, em seguida, ative o controle deslizante na seção “Obter notificações de aplicativos e outros remetentes”.

Vamos começar com a localização. Digamos que você sempre quer ser lembrado de comprar um litro de sorvete Ben and Jerry's Cherry Garcia quando estiver perto de seu supermercado favorito – Whole Foods, por exemplo. Diga ou digite “Lembre-me de pegar o sorvete Cherry Garcia quando eu estiver no Whole Foods”. Uma tela será exibida, mostrando o endereço de qualquer loja Whole Foods próxima e perguntando para você qual delas deve ser lembrada – ou se o lembrete deve aparecer quando você estiver em qualquer Whole Foods. Então, da próxima vez que você estiver lá, a Cortana irá lembrá-lo para satisfazer o seu vício em sorvete.

Você precisará ativar os serviços de localização para que esse recurso funcione. Para ativar os serviços, selecione Configurações> Privacidade> Localização. Clique no botão Alterar e, na tela exibida, mova o controle deslizante para Ativado. Além disso, se o lugar não for reconhecido pela Cortana, ele solicitará mais informações ou você mesmo poderá digitar o endereço.

Você pode definir lembretes da mesma maneira para hora e contatos. Se você quiser ser lembrado de abastecer o carro com gasolina amanhã de manhã, por exemplo, diga ou digite “Lembre-me de abastecer amanhã de manhã”. Uma tela será exibida pedindo mais detalhes, como o horário exato e se esse deve ser um lembrete recorrente.

Você também pode dizer à Cortana para lembrá-lo de fazer algo quando interagir com alguém em sua agenda de contatos. Então, se você quiser se lembrar de perguntar à sua amiga Lydia sobre um convite para jantar, diga: “Lembre-me de perguntar a Lydia sobre um convite para jantar”. Uma tela aparece perguntando o nome do contato se a Cortana não reconhecer. Da próxima vez que você enviar ou receber um e-mail com essa pessoa, receberá o lembrete.

A Cortana também permite visualizar, excluir e editar qualquer um dos lembretes que você criou. Para gerenciar seus lembretes, clique na caixa de pesquisa, clique no ícone do bloco de anotações no painel Cortana exibido e clique em “Lembretes” na guia Organizador. Você verá uma lista de todos os lembretes que você criou. Para editar ou excluir qualquer um deles, clique no ícone de três pontos à direita. No menu exibido, clique em Editar para editá-lo, por exemplo, para alterar a hora, o local ou a pessoa envolvida. Para excluí-lo, clique em Excluir ou Concluir.

Gerencie seu Google Agenda com a Cortana

O Windows 10 inclui um aplicativo de calendário integrado que funciona com a Cortana. No entanto, se você é um usuário do Google Agenda, pode fazer com que ela se integre também, para que possa usá-la para criar e editar compromissos, também mostrar a agenda com o Google Agenda da mesma forma como faz com o aplicativo interno Calendário, do Windows 10.

Para fazer isso, primeiro você precisa integrar o seu Calendário Google com o Calendário do Windows 10. Primeiro, inicie o aplicativo Agenda digitando “calendário” na Cortana e, em seguida, clicando no ícone do aplicativo Calendário que aparece na parte superior dos resultados da pesquisa.

Em seguida, clique no ícone Configurações no canto inferior direito da tela Calendário – o ícone tem a forma de uma engrenagem. Quando o menu Configurações aparecer, selecione Conta> Gerenciar contas> Adicionar conta. Na tela “Escolher uma conta”, selecione Google. Você será solicitado a fazer login com as informações da sua Conta do Google. Siga as instruções para criar a conta.

Isso é tudo que é precisa. A partir de agora, sua agenda do Google será sincronizada com o aplicativo Calendário do Windows 10. Por exemplo, se você pedir à Cortana para “criar um compromisso”, poderá preencher os detalhes usando-a, incluindo a data, a hora e a finalidade. A Cortana adicionará o evento ao Calendário do Windows 10. Para salvá-lo diretamente na sua agenda do Google, escolha o calendário na lista suspensa logo acima do botão Adicionar. Independentemente de qual calendário você adicionar um evento, o Google e o Windows 10 Calendar permanecerão em sincronia.

Além disso, quando você pede para ver a sua agenda, por exemplo, perguntando “Qual é a minha agenda hoje?” – a Cortana mostrará os eventos de todos os seus calendários, incluindo do Google.

Uma desvantagem é que você não pode adicionar eventos a subcalendários no Google Agenda (como “casa” ou “trabalho”) com sucesso habitual. Às vezes funciona e às vezes não.

Use Cortana na tela de bloqueio

Você sabia que nem precisa fazer login no Windows para usar o Cortana? Você pode trabalhar com o assistente digital à direita da tela de bloqueio.

Para começar: Clique na barra de pesquisa da Cortana e clique no ícone de engrenagem que aparece no lado esquerdo do menu pop-up. Isso traz as configurações da Cortana.

Role para baixo até a seção Tela de Bloqueio e mova o controle deslizante para Ativado. Olhe logo abaixo para a configuração “Permitir que a Cortana acesse minha agenda, e-mail, mensagens e dados do Power BI quando meu dispositivo estiver bloqueado”. Verifique essa caixa também. Se você não o fizer, a Cortana estará limitada no que poderá fazer por você na tela de bloqueio – você poderá ouvir música e descobrir o tempo na tela de bloqueio, mas não poderá definir lembretes, enviar e-mails ou adicionar eventos ao seu calendário.

Depois de fazer isso, quando o dispositivo estiver bloqueado, basta dizer “Ei Cortana” e usá-la da tela de bloqueio como faria normalmente para definir lembretes, reproduzir músicas, verificar sua agenda e muito mais sem fazer login no Windows.

Use o Google e o Chrome com a Cortana

Quando você solicita que a Cortana pesquise na web, ele utiliza o mecanismo de pesquisa do Bing, da Microsoft. E então, para adicionar insulto à injúria, ele exibe os resultados usando o navegador Microsoft Edge. Antes de abril de 2016, você poderia facilmente ter o Chrome ou outro navegador para exibir os resultados, fazendo uma alteração simples nas configurações do Windows 10. Infelizmente, esse não é mais o caso, porque, mesmo que você configure outro navegador como o Chrome para ser seu navegador padrão, a Cortana ignorará seus desejos e iniciará suas pesquisas na web usando o Edge.

No entanto, há uma solução alternativa que forçará a Cortana a usar o Google ou outro mecanismo de pesquisa para fazer suas buscas, e outra que instrua a Cortana a usar o Chrome ou outro navegador para exibir os resultados. Veja como fazer isso.

Primeiro, abordaremos o hábito da Cortana de exibir os resultados da pesquisa no Edge. Embora você possa fazer com que a Cortana use qualquer navegador que você definiu como seu padrão, darei as instruções abaixo para o Google Chrome, porque se você também quiser forçar a Cortana a usar o Google ou outro mecanismo de pesquisa além do Bing, você precisará usar o Chrome.

Para começar, verifique se o Chrome está definido como padrão no Windows 10. Abra o aplicativo Configurações do Windows 10 e selecione Aplicativos> Aplicativos padrão. Se o Chrome não estiver listado como o navegador padrão, clique no ícone do navegador web e selecione Google Chrome na lista exibida. Isso faz do Google Chrome seja o padrão quando você clicar em um link. Mas você precisa fazer mais uma coisa para forçar a Cortana a usar o Chrome.

Você precisará instalar um software gratuito chamado EdgeDeflector. Para fazer isso, primeiro obtenha a versão mais recente do arquivo executável .EXE do EdgeDeflector do GitHub. (O site do GitHub também tem mais informações sobre o EdgeDeflector). Depois de fazer o download do arquivo, crie uma nova pasta no Gerenciador de arquivos, onde você colocará o EdgeDeflector. Você pode criar a pasta onde quiser, embora eu recomende colocá-la nos

Arquivos de programas ou Arquivos de programas (x86) da instalação do Windows, porque é onde a maioria ou todos os outros programas estão armazenados. É uma boa ideia nomear a pasta EdgeDeflector ou algo semelhante, para que você possa saber rapidamente o que há nela. Você precisa estar logado como administrador para criar a pasta.

Depois de criar a pasta, mova o arquivo .EXE do EdgeDeflector para a pasta e execute-o. Quando você fizer isso, ele perguntará qual programa você deseja usar para abrir o arquivo. Escolha EdgeDeflector. A partir de agora, quando a Cortana fizer uma pesquisa na web, exibirá os resultados em seu navegador da web padrão, neste caso, o Chrome.

(Observação: o EdgeDeflector não se atualiza automaticamente. Quando o Windows 10 recebe uma atualização, há uma chance de que ele pare de funcionar. Se isso acontecer, obtenha a versão mais recente do arquivo .EXE do EdgeDeflector no GitHub e instale-o.)

Agora vamos abordar o segundo problema: o fato de a Cortana pesquisar na Internet usando o Bing. Se você preferir que ele pesquise no Google, Yahoo ou no mecanismo de pesquisa DuckDuckGo, instale a extensão Chrometana para o Chrome. (Não funciona para outros navegadores, apenas para o Chrome).

Depois de instalá-lo, será aberta uma guia perguntando qual mecanismo de pesquisa você deseja usar. Clique no que você deseja usar e, a partir daí, sua pesquisa será feita por meio desse mecanismo de pesquisa, não do Bing. Observe que o Chrometana não funcionará a menos que você instale primeiro o EdgeDeflector.

Uma nota final sobre a Cortana e os navegadores web: a Cortana responde diretamente a muitas perguntas sem enviar você para uma página de resultados da internet, conforme explicado anteriormente neste artigo. Por exemplo, se você usar o Cortana para pesquisar “Clima”, verá os resultados diretamente na Cortana em um painel de menu pop-up. Esses resultados ainda são obtidos via Bing. No entanto, quando você clica no painel para ver mais ou informações relacionadas, essas informações serão abertas no Chrome, não no Bing, caso você estiver usando o EdgeDeflector.

Use linguagem natural em consultas

A Cortana é muito mais inteligente do que você imagina: ela permite que você use consultas em linguagem natural, em outras palavras, faça solicitações usando o inglês simples (ou qualquer que seja a sua linguagem), em vez de palavras específicas.

Por exemplo, para enviar um email a um contato, você pode dizer “Enviar um email para Jane Doe”. A Cortana pesquisará seus contatos, localizará a pessoa para quem deseja enviar o e-mail e, em seguida, permitirá que você preencha um formulário na tela para criar e enviar o e-mail sem precisar entrar em um aplicativo de e-mail. Se você vinculou sua conta do Outlook à outra conta, como a do Gmail, ela também será analisada. E, se encontrar várias correspondências para o nome da pessoa, ela perguntará para qual endereço você deseja enviar a correspondência.

Faça a Cortana responder apenas a você

Você pode dizer a Cortana para responder apenas à sua voz e a mais ninguém. Para fazer isso, clique na barra de pesquisa e clique no ícone de configurações da Cortana (parecida com uma engrenagem) à esquerda da tela. Certifique-se de que o controle deslizante abaixo de “Deixar a Cortana responder a ‘Hey Cortana’” esteja definido como Ativado. Debaixo dela, você verá dois botões, um que diz: “Responda quando alguém diz ‘Hey Cortana’” e outro que diz ‘Tente responder apenas a mim’”.

Esse segundo botão fica acinzentado – para selecioná-lo, você primeiro tem que treinar a Cortana para reconhecer apenas sua voz. Clique em “Saiba como eu digo ‘Hey Cortana’”. Ela pedirá que você repita seis frases. Depois disso, você poderá selecionar “Tente responder apenas a mim”. Faça isso e a Cortana fará o melhor para responder apenas à sua voz.

Verifique seu calendário para informações criadas pela Cortana

A Cortana pode adicionar eventos automaticamente ao seu calendário com base nos e-mails que você recebe. Por exemplo, ela adicionará informações de voos de companhias aéreas ao seu calendário se você receber uma pconfirmação de voo por e-mail. Lembre-se, porém, de que isso é feito apenas com mensagens enviadas para uma conta do Outlook.com ou para usuários do Outlook corporativo. Se as informações forem enviadas para um serviço diferente, como o Gmail, isso não funcionará.

Diversas coisas legais

Há uma variedade de outras coisas úteis e/ou divertidas que a Cortana pode fazer por você. Alguns dos meus favoritos:

  • Você pode rastrear pacotes ou voos digitando ou dizendo o número do voo ou o número de rastreamento;
  • Você pode pedir a Cortana para realizar cálculos simples: basta digitar na caixa de pesquisa (“Quanto é 521 x 12 - 26/3?”); ou falar (“Ei Cortana, o que é quinhentos e vinte e um vezes doze menos vinte e seis dividido por três?”);
  • Você pode tirar uma foto de um cartaz para um evento, e a Cortana detectará as datas e perguntará se você deseja criar um lembrete para participar.

Para descobrir outras coisas que a Cortana pode fazer, basta digitar ou dizer “me ajude” e você terá uma longa lista de outros recursos da Cortana. Clique em qualquer item da lista – “Toque música”, por exemplo, e a Cortana fará tentativas.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail