Home > Dicas

Dicas para usar melhor um cartão de memória e preservar suas fotos

Veja como economizar a bateria da câmera, formatar corretamente a mída e saiba quanto tempo ela pode durar, para não perder suas imagens

PC World/EUA

22/02/2010 às 11h15

Foto:

Para muita gente que está acostumada a usar câmeras digitais, o cartão de memória nada mais é que um “filme digital”. Eles desempenham um papel importante para guardar as fotos até que sejam descarregadas no computador. Depois de escolher o cartão de memória para sua câmera, o próximo passo é saber como cuidá-lo da melhor forma.

Se você é novo no mundo da fotografia digital, estas são dicas importantes de como lidar com o cartão de memória de sua câmera.

Não exclua fotos com a câmera
Apagar uma foto com a câmera
aumenta o consumo de bateria pelo fato de rever a imagem. E há a questão
da dificuldade em avaliar a qualidade da  foto pelo pequeno LCD das
máquinas digitais. Nada melhor que visualizá-las no monitor do seu
computador.

Há também o risco em excluir acidentalmente alguma foto na hora de
manusear os controles da câmera. É mais fácil recuperar uma foto apagada
do computador (pegando-a da Lixeira) do que usar um software de
recuperação de imagens para o cartão de memória (mas, se precisar fazer
isso, basta conferir a dica Como
recuperar fotos apagadas
).

146486-memorycards-thumb_original.jpg

Cartões de memória: duração média é de oito a dez anos

 

Formate o cartão regularmente
Depois de copiar todas as fotos do cartão de memória para o computador, nada melhor do que formatá-lo. Há várias formas de como fazer isso. Se você usa Mac OS, pode abrir o cartão de memória no Finder, selecionar todos os arquivos e pastas e pressionar a tecla Delete. No Windows, basta clicar com o botão direito sobre o cartão no Explorar e solicitar a formatação. Outra opção é retornar o cartão para a câmera e escolher a opção ou botão de menu, para apagar todas as fotos. A vantagem disso é que se houver imagens estiverem protegidas (geralmente usando o botão com o símbolo de uma chave na câmera), elas permanecerão salvas no cartão.

Finalmente, você também pode usar o recurso de formatação da própria câmera digital. Certifique-se de que as fotos estejam salvas em outro lugar, pois mesmo se estiverem protegidas pela câmera, serão totalmente apagadas.

Tenha um reserva
É uma boa ideia ter mais de um cartão de memória. Atualmente, esses cartões estão bem baratos, se comparado há dois anos. A vantagem de um cartão de memória adicional aparece quando surge a necessidade de bater novas fotos com o cartão lotado. Não pense em apagar nada da sua viagem para registrar novos momentos. Um novo cartão elimina a necessidade de apagar fotos, ou reduzir a qualidade de cada uma para ganhar espaço.

Conheça a expectativa de vida do seu cartão
Cartões de memória são duradouros, mas não indestrutíveis. Eles podem ser gravados um determinado número de vezes. Em geral, a duração média de um cartão de memória é de oito a dez anos. Tome nota do mês e ano em que o cartão começou a ser utilizado para  ficar alerta nos últimos dias. Faça a troca do cartão um pouco antes para não correr o risco de perder cada momento especial registrado com sua câmera digital.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail