Home > Dicas

Dicas para usar melhor o Safari 5

Saiba como trocar o Reader por RSS, encontre o recurso de atualizar e acesse com facilidade a navegação privada

Macworld/EUA

24/06/2010 às 16h21

Foto:

Adotou a nova versão do navegador da Apple, o Safari 5? Confira, então, algumas dicas para utilizar melhor essa versão do navegador.

Acesse o RSS, em vez do Reader
Na versão anterior, havia um
ícone de RSS do lado direito da barra de endereços que permitia, quando
clicado, que o usuário tivesse acesso e pudesse se inscrever no feed de
um site. Contudo, no Safari 5, ao acessar um blog por exemplo, em vez de
um botão de RSS, aparece um ícone do Reader. Para também ter acesso ao
RSS da página além da visualização do Reader, clique e segure sobre o
botão do Reader; um menu será exibido com a opção Mostrar RSS.

Adição do botão Atualizar
Desde a versão do Safari 4, o botão de atualizar saiu da barra de ferramentas e ficou no fim da barra de endereços, o que dificulta o clique, pelo fato de o ícone ter ficado muito pequeno. Felizmente, as extensões no Safari 5 trouxeram de volta o botão de atualizar. E  ainda é possível recarregar a página apertando Comando-R no teclado.

Para usá-lo, é preciso primeiro habilitar o modo de desenvolvedor do Safari, que está em Safari, Preferências, Avançado. Selecione a opção Mostrar Menu de Desenvolvedores. É preciso reiniciar o navegador após isso.

No menu de desenvolvedores, selecione Habilitar Extensões. Para baixar a extensão do botão recarregar do Safari, visite  http://siracusafamily.org/safari/extensions/  e instale o arquivo. Feito isso, dê um Control+clique na barra de ferramentas (ou vá em Visualizar) e selecione a opção Personalizar Barra de Ferramentas). Arraste o botão para onde preferir na barra.

Desligar navegação privada
A navegação privada no Safari 4 só poderia ser ligada ou desligada a partir da seleção presente no menu Safari, Navegação Privada. Agora, na nova versão há um ícone que aparece na barra de endereços, similar aos botões de RSS e Reader, que indica quando a opção está ativa. Ao clicar no botão, uma caixa de diálogo vai aparecer, perguntando se o usuário quer desligar a opção.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail