Home > Dicas

Últimas notícias ao alcance de um clique

Saiba como assinar listas RSS usando o Firefox, o Opera ou o IE

Scott Sanbauer - PC WORLD/EUA

01/11/2005 às 20h06

Foto:

Notebook café - 200x134Com o Really Simple Sindication (RSS), em vez de visitar cada um de seus sites de notícias ou  blogs preferidos em busca de novos artigos ou posts, você usa um único dispositivo para checar o que há de novo em todos de uma vez. Depois, tudo o que tem a fazer é selecionar o que quer ler na lista do leitor com os destaques atualizados.

Tudo parece muito simples, mas a realidade do RSS é um pouco menos gloriosa, na verdade. Apesar de receber as notícias de forma gratuita, fazer as listas funcionarem nem sempre é tão fácil quanto clicar em um link. A Microsoft vai integrar suporte a RSS na versão 7 do Internet Explorer, a ser lançada no fim do ano. Hoje, porém, ou você usa um software de terceiros só para ler RSS ou opta por um navegador com leitor de RSS embutido, como o Firefox ou o Opera.

Usando Firefox, você consegue assinar um feed em formato XML com apenas um clique, desde que ele aceite a especificação Atom. Neste caso, quando você visitar o site, um ícone laranja aparecerá na parte inferior direita da janela do browser. Clique no ícone e o Firefox irá salvar o feed no seu menu de Favoritos. A partir daí, você enxerga as novidades mais recentes diretamente nos favoritos.

Quando o Firefox não reconhece o feed e, portanto, o ícone laranja não aparece, procure o ícone de XML ou RSS, normalmente localizado no pé da página inicial do site, clique com o botão direito do mouse e escolha Copiar Link. Em seguida, selecione Favoritos/Organizar/Arquivo/Novo Favorito Dinâmico. Escolha um título e cole o endereço no campo Endereço da Fonte. Pronto, o resultado será o mesmo.

Quem usa o Opera 8 pode subscrever feeds RSS, Atom ou não, com um simples clique. Quando você visita uma página com feed disponível, um pequeno ícone azul escrito “RSS” aparece na parte direita da barra de endereços. Clique no ícone e o Opera abrirá uma caixa de diálogo perguntando se você gostaria de adicionar esse endereço. Clique em Sim. Para ler seu feed de notícias, apenas clique em Feed/Ler Feeds.

No entanto, se você quer continuar com o IE, sem mudar de navegador, terá de recorrer a um software específico, como o gratuito Feedreader (de código aberto) ou a um leitor baseado na web, como o NewsGator Online, que é gratuito para uso pessoal.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail