Home > Dicas

Diminua o tempo de inicialização em seu PC com Vista ou XP

Testes iniciais mostram que Windows 7 dá partida mais rapidamente que seus antecessores. Veja o que fazer enquanto ele não chega.

Rick Broida, da PC World/EUA

06/07/2009 às 15h02

TempoWinVistaXP_ilustra150.jpg
Foto:

tempowinvistaxp_ilustra150.jpgUm computador modelo Acer Aspire com Windows Vista chega a levar 2 minutos para carregar por completo o sistema operacional. O mesmo PC, com Windows 7, leva cerca de 43 segundos. O jeito seria então se conformar e aguardar até o lançamento do novo sistema, correto?

Não exatamente. Saiba que se aumentar a velocidade do boot da sua máquina e deixá-la com um tempo de inicialização mais próximo do alcançado pelo Windows 7.

A começar pela memória. Caso o computador tenha apenas 1 gigabyte (GB) de RAM (se for menos do que isso, pudera que você reclame tanto...) considere instalar pelo menos 2GB. Apenas assegure-se de que a placa-mãe tem espaço suficiente para suportar isso - pode ser necessário tirar o pente de memória que se tem, substituindo-o por novos módulos - e de comprar memória compatível.

Leia também: 
>> Quando, como e porque atualizar o firmware do PC
>> Como dar boot a partir de um pendrive
>> Use uma segunda conta no Windows para um boot mais rápido
>> Windows 7: que versão escolher?

Se o hardware estiver OK é hora de avaliar que aplicativos estão sendo carregados quando o computador é inicializado. Existem alguns programas que podem ajudar nessa tarefa de acelerar o boot, como o gratuito Startup Delayer.

startup_delayer.jpg

O programa atrasa (de acordo com as suas especificações) a inicialização de vários aplicativos que normalmente são executados quando o PC é ligado. Se você programar determinados aplicativos para iniciarem 10 ou 15 minutos depois do sistema operacional ter sido carregado, o boot será substancialmente melhorado. 

No caso de equipamentos com muitos anos de uso - e quem é que não tem um? -, o ideal é fazer backup de todos os dados, formatar o HD e reinstalar o sistema operacional a partir do zero (incluindo suas atualizações).

Apesar de esse ser um processo radical e demorado, ao fazer isso irá restaurar a velocidade original do equipamento, eliminando qualquer sujeira que tenha ficado para trás - seja no registro do Windows ou no disco rígido, decorrentes da instalação e remoção de aplicativos ao longo do tempo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail