Diploma universitário não será mais relevante em 2040, dizem especialistas

Especialistas dizem como será a preparação para o mercado de trabalho no futuro

Foto: Shutterstock
https://pcworld.com.br/diploma-universitario-nao-sera-mais-relevante-em-2040-dizem-especialistas/
Clique para copiar

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, ter um diploma de curso superior não é garantia de empregabilidade. E as coisas vão ficar ainda mais complicadas se as universidades não se adaptarem para as demandas do mercado.

Os experts em educação elencaram uma lista com prováveis cenários sobre como será a relação entre ensino superior e mercado de trabalho nos próximos 20 anos. Futurologia? Nem tanto. Muitos dos pontos levantados na reportagem já são sentidos hoje por profissionais e empresas.

Há um consenso de que trabalhadores, empregadores e instituições de ensino precisam ser ágeis, flexíveis e adaptáveis conforme o avanço tecnológico continua a disrupção de indústrias estabelecidas e mudar quais empregos estão ou não disponíveis. Confira o que eles disseram:

1. Faculdades serão forçadas a se adaptar para atender as demandas dos empregadores

Isso é uma constante, mas a mudança de paradigma terá que ser mais rápida ou os cursos superiores deixarão de ser relevantes. De que adianta um canudo na mão se o profissional não adquiriu os conhecimentos e habilidades necessários para exercer a profissão fora da sala de aula?

  • Leia o conteúdo na íntegra no site da IT Trends*

* IT Trends é uma edtech que tem a missão de preparar e educar profissionais para a economia digital por meio de informação, análises e cursos

Relacionadas

IT Trends lança novo site agregando conteúdo da PCWorld Brasil

Edutech tem a missão de preparar e educar profissionais para a economia digital

Google e Udacity oferecem cursos gratuitos sobre TI e Android

Módulos podem ser acessados por qualquer pessoa, em qualquer hora do dia

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site