Home > Dicas

DirectX 11 já está disponível para o Vista, mas disfarçado

Atualização não aparece claramente no Windows Update mas já pode ser baixada pelos usuários.

Jason Cross, da PC WORLD/USA

03/11/2009 às 13h00

directx_11_150.jpg
Foto:

directx_11_150.jpgA Microsoft já havia anunciado que o DirectX 11 não é uma tecnologia exclusiva para o Windows 7 e que estaria disponível para o Vista quando o novo sistema operacional chegasse ao consumidor final. E foi o que aconteceu.

Usuários do Vista que utilizarem o Windows Update verão um item genérico denominado Atualização de Plataforma e que traz a referência KB971644. A atualização está disponível para o Windows Server 2008 também.

Além de acrescentar compatibilidade com o DirectX 11, a atualização também incluir biblioteca de impressão para documentos XPS, uma API para autenticação Windows e ainda uma atualização para plataforma de dispositivos portáteis do Windows.

O DirectX 11 acrescenta o DirectCompute, que vem em três sabores - DirectCompute Shader Model 4.0 (contém recursos que permitem que as aplicações possam ser executadas em hardwares que foram construídos para usar o DirectX 10); 4.1 (é similar à anterior, entretanto para hardwares feitos para a versão do DirecX 10.1); e 5.0 (requer hardware construído para o DirectX 11 e, como se espera da uma novidade, é muito mais robusta).

Desta forma, placas de vídeo construídas para as versões anteriores do DirectX irão rodar os novos jogos, mas não com performance total e sem alguns recursos gráficos mais avançados.

Entretanto, mesmo que você não tenha uma placa gráfica nova, como uma Radeon da série 5000, da ATI/AMD, você deve fazer a atualização, pois a função DirectCompute traz benefícios de aceleração para quem utiliza hardware construído para DirectX 10, como foi explicado no parágrafo acima.

Essa atualização é listada como ‘recomendado’ e não será exibida se o Vista estiver configurado apenas para mostrar as atualizações críticas. Se este for o seu caso, vá em Painel de Controle, clique em Central de Segurança e, em seguida, escolha o item Atualização Automática. Na janela que se abre, marque o item Procurar atualizações, mas deixe-me optar por baixá-las e instála-las.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail