Home > Notícias

Diretor da Linux Foundation prevê que hardware será gratuito em alguns anos

Para Jim Zemlin, em um futuro próximo, o consumidor irá pagar pelos serviços em vez dos produtos.

Luiz Mazetto, da PC World

31/08/2010 às 12h05

Foto:

 

“Em alguns anos, o hardware será gratuito." A previsão foi feita pelo diretor-executivo da Linux Foundation, Jim Zemlin, durante a keynote inaugural da conferência Linux Con 2010, nesta terça-feira( 31/8), em São Paulo. Essa é a primeira vez que o evento acontece no País.

Segundo Zemlin, a razão pela qual o hardware será gratuito em algum tempo, é porque os produtos estarão em um lugar diferente em um futuro próximo. “Em vez de pagar pelo aparelho, você vai pagar pelo serviço: acesso wireless, streaming de músicas, entre outros”, disse.

De acordo co mo executivo, isso já vem acontecendo. “Por exemplo, em Londres, se você comprar um plano wireless em uma determinada operadora local, ganha um notebook”.

Para Zemlin, a indústria está deixando de comercializar produtos palpáveis para vender serviços. “O próximo Facebook, por exemplo, será construído com software e hardware gratuito.”

E o diretor acredita que o Linux ocupa uma boa posição neste cenário. “O Linux é, com certeza, um vencedor nesse futuro como uma plataforma de serviços. O Linux é o centro de todas as principais tendências tecnológicas na atualidade.”

Antes de encerrar e dar novamente boas-vindas aos participantes, Zemlin afirmou que “essa é uma ótima época para se trabalhar com Linux”. Em seguida, ele finalizou o discurso com um pedido: “Por favor, unam-se a comunidade Linux para torná-lo cada vez melhor.”

O Linux Con Brazil 2010 termina nesta quarta-feira (01/9).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail