Home > Dicas

DisplayPort: tudo que você precisa saber

Novos MacBooks trazem novo padrão para conectar monitores externos, em uma tentativa de substituir o DVI.

Peter Cohen, Macworld/EUA

20/10/2008 às 15h17

Foto:

Na última terça-feira, a Apple não lançou apenas novos notebooks. Ela trouxe também um novo nome ao vocabulário dos donos de Mac: DisplayPort. A nova porta Mini DisplayPort encontrada nos novos MacBooks, no MacBook Air e nos MacBook Pro renovados substitui as interfaces DVI e mini-DVI encontrada em modelos antigos.

Mas isso vai levantar um novo debate sobre padrões proprietários, como a interface ADC (Apple Display Connector), que não deu certo? A resposta é não.
O DisplayPort é, de fato, um padrão aberto de mercado promovido pela Video Electronics Standards Association (VESA), o mesmo grupo que determina padrões para tamanhos de tela, por exemplo. E, desta vez, a Apple não está sozinha: empresas como HP, Philips, Samsung, Lenovo, AMD, NVidia, Intel e tantas outras apóiam o padrão. Com isso, mais e mais dispositivos compatíveis com DisplayPort irão surgir nos próximos anos.

O DVI (Digital Visual Interface) se tornou o padrão para telas planas nos últimos anos, e não é difícil entender a razão. É uma interface digital direta entre um computador e um monitor, o que o torna rápido, mantém as imagens nítidas e as cores no lugar certo. Mas as interfaces DVI são grandes e pesadas, e essa é sua principal diferença com o DisplayPort.

Comparado a uma interface DVI completa, o DisplayPort – e especialmente o Mini DisplayPort – é muito menor. Com isso, o DisplayPort libera muito mais espaço no lado do laptop, assim como dentro da máquina.

dvi-vga-displayport
DVI, VGA e DisplayPort: diferença de tamanho dos conectores.

Existem razões práticas também. Com o DVI, você precisa encaixar os pinos para garantir uma conexão segura; já o DisplayPort precisa apenas ser encaixado no local, como um dispositivo USB convencional. E não dá para dobrar com facilidade os conectores de um DisplayPort, diferente de um DVI.

Mas, como ocorre com o DVI e, de certo modo, com o padrão HDMI (High Definition Multimedia Interface) encontrada em TVs e home theaters, o DisplayPort pode conectar o Mac ou PC a um televisor ou sistema de entretenimento doméstico.

Existem diferenças tecnológicas também entre o DVI e o DisplayPort. O DisplayPort tem mais largura de banda que o DVI, por exemplo (ele pode enviar dados em apenas um cabo para uma TV de 30”, mas o DVI precisa de um conector duplo), além de enviar sinal do clock junto ao sinal de dados no mesmo canal (DVI e HDMI fazem isso separadamente). E ele é compatível também com HDCP (High-Bandwidth Digital Content Protection), protocolo que deve deixar os criadores de conteúdo digital mais sossegados com proteção de dados.

macbook-displayport
Mini DisplayPort: é a primeira à direita no novo MacBook

O ponto negativo da iniciativa da Apple é que o DisplayPort ainda está nos primeiros estágios de adoção do padrão, e não há garantias que ele será usado amplamente como o DVI é usado hoje. Mesmo se for, vai demorar para chegar aos consumidores, pelo menos até que mais fabricantes de monitores tenham mais produtos a oferecer com esse padrão.

A não ser que você se contente com o número ínfimo de monitores que trabalham com DisplayPort hoje, terá que gastar um pouco para deixar seu novo Mac compatível com padrões DVI ou VGA. Um adaptador custa, nos EUA, 23 dólares na Apple Store. E são mais cabos saindo do seu monitor DVI ou VGA.

Por enquanto, a Apple é a primeira entre os grandes fabricantes de computadores a lançar computadores com DisplayPort, mas não é a primeira a lançar um produto equipado com um conector desses. Dell e HP já têm monitores com essa porta, e existem placas de vídeo para Windows da NVidia e ATI também com um conector DisplayPort.

Entretanto, diferente da HP e da Dell com seus monitores, a Apple se isolou com o novo Cinema Display de 24” LED – ele só tem entrada para DisplayPort, o que o torna compatível com os novos laptops da Apple (ou até a companhia lançar mais produtos que funcionam com o DisplayPort).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail