Home > Dicas

Dispositivo transmite aúdio e vídeo sem fio no padrão HDMI

Ele pode aindaser muito caro, mas deixa claro que o mundo dos fios está mesmo com seus dias contados.

Joey Samaniego, da PC World/EUA

21/01/2010 às 16h53

wi-fi-HD_150.jpg
Foto:

wi-fi-hd_150.jpgAo que tudo indica, esta década parece ser a última em que as conexões serão feitas por fios.

O cabo HDMI ainda é largamente usado, mesmo em notebooks, quando se deseja conectar a um monitor externo de alta resolução. Para conectar um player de Blu-ray a uma TV Full HD também se utiliza esse cabo.

Mas já existe alternativa sem fio para esses casos, apesar de ainda custar caro, como é comum acontecer com qualquer novidade tecnológica.

Esta vem da Gefen Inc. e chama-se Wireless Extender for HDMI 60 GHz. O produto permite transmitir o sinal de vídeo e áudio no padrão HDMI 1.3 até a distância de dez metros.

A qualidade do sinal é ótima, pois não há nenhuma técnica de compressão para transmitir o sinal.

gtvwireless_350.jpg

O sistema Wireless Extender funciona usando um par correspondente de transmissor e receptor. O receptor é ligado a um projetor full HD, por exemplo. O transmissor é ligado ao notebook e pronto, a imagem será transmitida para o projetor.

Para um melhor desempenho, o ideal é que não tenha nenhum obstáculo entre o transmissor e o receptor.

A Gefen afirma que as unidades possuem baixa latência enquanto operam na faixa de 3  GHz, algo que os gamers devem apreciar, pois assim não há atraso do sinal.

O dispositivo suporta resolução de 1080 linhas progressivas (1080p) e pode ser utilizado também em computadores com saída DVI.

Em relação ao som, é possível transmitir até 8 canais na qualidade 24 bits, 192 KHz, no padrão LPCM. As unidades são menores do que a imagem sugere e cada uma tem dimensões de 18,3 centímetros de largura por 8,1 cm de profundidade e 3,6 cm de altura.

Como dissemos, o preço é que não é barato: 999 dólares.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail