Home > Notícias

Dispositivo vai permitir leitura de sites em braille

Pesquisadores da Unesp desenvolvem console que produz os sinais do alfabeto braille ao reconhecer textos da web.

Redação do IDG Now!*

17/06/2009 às 9h07

Foto:

Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São José do Rio Preto (SP), estão desenvolvendo um console para permitir a leitura em braille de páginas da internet por deficientes visuais.

A ideia é construir um dispositivo reconfigurável em tempo real que possa exibir diferentes sinais do alfabeto braille - cujos caracteres se indicam por pontos em relevo, distinguidos por meio do tato. Os pontos vão se abaixar e levantar para montar os sinais do alfabeto.

O dispositivo se liga a um processador capaz de ler um texto em uma tela comum de computador e elimina a necessidade de impressoras especiais, permitindo que deficientes visuais tenham acesso em tempo real a textos da web.

O projeto foi finalista regional do Prêmio Santander de Ciência e Inovação de 2008, na categoria Tecnologia da Informação e Comunicação, e tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). A pesquisa é coordenada por José Márcio Machado, professor do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas e Mário Luiz Tronco, especialista em robótica.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail