Home > Dicas

Dividir o HD em várias partições melhora seu desempenho?

Duas partições - uma para o Windows e aplicativos, e outra para arquivos pessoais - ajudam na organização, mas é só isso.

Lincoln Spector, PC World/EUA

19/01/2010 às 18h26

particionarhd_150.jpg
Foto:

particionarhd_150.jpgNa teoria uma partição menor pode melhorar o tempo de busca de fragmentos de arquivos, pois a cabeça do disco precisa se mover por um curto espaço até atingir o próximo fragmento. Por outro lado, partições menores podem ficar mais fragmentadas, o que pode ocasionar em uma lentidão do sistema.

É claro que partições no HD podem assumir funções específicas e importantes como receber um sistema operacional difente, pemitindo assim o dual boot.

Mas se deixarmos tal questão de lado e levarmos em conta apenas o uso normal do computador, analisando apenas o tempo de acesso oferecido dos pelos HDs atuais, qualquer melhora ou piora no desempenho, decorrente do uso de partições será praticamente insignificante. A não ser que o disco rígido tenha pouco espaço livre disponível.

Manter o Windows e os aplicativos no drive C:, por exemplo, e guardar arquivos pessoais (documentos, músicas, vídeos, dados de aplicações) no drive D: - tudo partição virtual de um mesmo HD, por exemplo, pode trazer alguns ganhos. 

Leia também:
> Vídeo: Como acabar de vez com os dados do seu HD
> Como trocar de HD sem perder os dados nem o sistema operacional
> Particione o disco rígido e adicione drives lógicos a um PC com Windows
> Dá para particionar o HD no qual Vista já está instalado?

A primeira delas é facilitar a obtenção de uma imagem do disco de sistema, onde estão o sistema operacional, drives e configurações, além dos apilcativos. Para criar um backup dele, bastas  obter uma imagem ISO desta partição. Em caso de problemas com o sistema operacional, o usuário poderá reformatar a partição C: e recuperar as informações a partir da imagem ISO gerada. Os dados, gravados na outra partição, não serão afetados. 

A segunda vantagem de ser ter uma partição específica para dados de usuário é na realização da cópia de sergurança dessas informações. Como ele costuma ser menor, o backup será feito mais rapidamente. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail