Home > Notícias

Divirta-se com o Spore Creature Creator

Usuários inventam criaturas que podem aparecer na versão final de Spore, a ser lançado em setembro.

Peter Cohen, Macworld.com

23/06/2008 às 15h37

Foto:

Primeiro, alguns esclarecimentos: o Spore Creature Creator, da Electronic Arts (EA), não é um jogo. É um brinquedo em formato de software. E é divertido e viciante, além de ser uma idéia bem esperta de marketing.

O criador de Spore, Will Wright, é um dos inventores de games mais importantes de todos os tempos. Ele já fez o SimCity e o The Sims, onde criou um novo gênero nos videogames.

Com Spore, a ser lançado em setembro, Wright vai um pouco além do que já fez no passado. O jogo irá mostrar o desenvolvimento de uma criatura unicelular que irá evoluir até uma civilização que, eventualmente, pode até explorar o espaço sideral. O jogo terá versões para Mac, PC, iPhone e outras plataformas.


Galeria:
> Confira as imagens do game

O Spore Creature Creator é um passo para preparar os usuários para o jogo. É um "brinquedo" que permite projetar criaturas que estarão no game finalizado. Nele, você irá conceber uma criatura que anda e se comunica usando centenas de elementos distintos.

Cada elemento causa efeitos distintos na criação. Depois, dê cores ao "ser", tire fotos para enviar por e-mail ou faça upload de um vídeo dele dançando para o YouTube.

spore-donkeypunch-188

Donkeypunch é uma criatura nascida
no Spore Creature Creator.

++++
Dá para compartilhar o projeto da sua criatura com outro usuários usando a Sporepedia, uma base de dados de criaturas de Spore dentro do site do jogo. Dê um nome, descrição e até crie tags para ajudar outros a encontrar seu bicho.

Como o jogo completo, o Spore Creature Creator roda em Macs, e vem em duas versões - uma gratuita e limitada (25% do número de itens no jogo completo) e outra de US$ 10, que poderá ser baixada em breve.

O que torna o Spore Creature Creator divertido é a capacidade de criar e rapidamente dar animação a uma criatura da sua imaginação. O software tem algumas limitações - as criaturas podem ter um tamanho definido; braços em múltiplos de dois, por exemplo. E não tem jeito: é só eu abrir o jogo e meus filhos vêm opinar sobre as minhas criaturas.

Nos primeiros dois dias após seu lançamento, os usuários do Spore Creature Creator geraram mais de 250 mil distintas criaturas - agora já são mais de 425 mil. E essas são apenas os projetos que os usuários compartilharam online.

++++

Um alerta, entretanto, deve ser feitos para os usuários de Mac.

O Spore Creature Creator - assim como os lançamentos de 2007 da EA - precisam de um Mac com processador Intel e placa de vídeo melhor que o chip GMA 950 usado nos MacBooks mais antigos, Mac minis e alguns iMacs mais básicos. Se você tem um Mac com chip PowerPC, esqueça - não vai funcionar.

Isso ocorre porque o game foi feito para Mac usando o software Cider, da TransGaming. Se seu sistema se encaixa nos requisitos básicos, dê uma chance ao Spore Creature Creature, especialmente se tiver filhos.

Acredito que você irá encontrar um novo modo de passar tempo com eles de uma maneira que estimula a criatividade de todos.

Spitbum: outra criatura feita
no Spore Creature Creator.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail