Home > Notícias

Divisão da Intel vai desenvolver tecnologias em energia solar

SpectraWatt será gerida por ex-diretor de Novos Negócios da Intel e se focará em derrubar preço de eletricidade a partir de energia solar.

IDG News Service/Taipé

17/06/2008 às 9h51

Foto:

A Intel planeja estabelecer uma nova companhia chamada SpectraWatt para desenvolver tecnologia para energia solar e produzir células solares, afirmou a companhia nesta segunda-feira (16/06).

A Intel transferirá toda a tecnologia relacionada à conversão de energia solar para a nova companhia e liderará um novo investimento.

A fabricante se juntará a outras companhias, como uma subsidiária do Goldman Sachs Group Solon e o PCG Clean Energy and Technology Fund, para investir 50 milhões de dólares na nova empresa, em ação marcada para o final de junho.

A SpectraWatt foi iniciada em um centro de desenvolvimento e fabricação de tecnologia no Oregon no ano passado, e seus primeiros produtos deverão ser lançados até o meio do ano.

A nova companhia se focará em tecnologias avançadas de células solares assim como sofisticar os atuais processos de fabricação de energia fotovoltáica.

Atualmente, o custo de obtenção da energia solar é o dobro da eletricidade convencional, afirmou a Intel. Reduzir o custo de energia solar deve garantir que o crescimento anual da indústria entre 30% e 40% continue, de acordo com a fabricante.

O novo CEO da SpectraWatt será Andrew Wilson, antigo diretor geral do grupo de Novos Negócios da Intel.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail