Home > Notícias

DL se pronuncia sobre venda de produtos da Xiaomi sem selo da Anatel

Segundo a distribuidora mineira, os itens sem o selo estão sendo avaliados. Peças de demonstração teriam sido vendidas antecipadamente

Da Redação

25/06/2019 às 10h38

Foto: Shutterstock

Na semana passada, uma reportagem do site Mundo Conectado mostrou que diversos produtos vendidos na loja física da Xiaomi no Brasil, inaugurada no início de junho, não possuem o selo da Anatel, item obrigatório para que esses objetos sejam comercializados legalmente no país. Agora, a DL Eletrônicos, responsável pela venda dessas peças, se pronunciou sobre o caso, dizendo que está avaliando a situação desses produtos que supostamente não foram homologados.

"Os produtos comercializados via distribuição oficial passam por processos de homologação junto à Anatel e tudo que se refere a isso está sendo tratado diretamente com o órgão regulador. Estamos avaliando junto aos parceiros comerciais se alguns produtos em processo de homologação, até então apenas em demonstração, foram disponibilizados para venda", disse a DL em comunicado enviado ao Tecnoblog.

Ainda de acordo com a DL, "todos os produtos passíveis de homologação passam pelas devidas baterias de teste nos laboratórios credenciados e estão de acordo com as normas de radiofrequência aplicáveis no país".

Entre os produtos que não possuem o selo da Anatel estão a Mi Band 3, Mi Bluetooth Speaker, Mi Sports Bluetooth Earphones e Mi Smart Sensor Set. Eles também não tinham um código da agência colado. Outro caso envolve a Mi Bedside Lamp e a Mi LED Desk Lamp, que compartilhavam o mesmo código da Anatel. Para todos eles, a venda estaria proibida até que a situação fosse regularizada junto à agência.

Os smartphones da Xiaomi, por sua vez, estão autorizados para venda no Brasil, uma vez que todos já foram homologados pela Anatel. O Mi 9, Mi 8 Lite, Redmi Note 7, Redmi 7, Redmi Go, Redmi Note 6 Pro e Pocophone F1 podem ser encontrados tanto na loja física da companhia quanto em lojas online do Grupo BW2, dono dos sites Submarino, Americanas.com e Shoptime.

O que diz a Anatel

Em comunicado ao Canaltech, a Anatel afirma estar ciente "de que há venda de produtos não homologados, à revelia da lei, e a fiscalização de telecomunicações trabalha para debelar essa irregularidade, em trabalho que inclui inclusive as empresas de e-commerce". A agência também afirma que "as empresas que fornecem produtos não homologados estão sujeitas às sanções administrativas da Anatel".

Fontes: Mundo Conectado, Tecnoblog, Canaltech

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail