Home > Notícias

Do MacBook para o ThinkPad: Lenovo anuncia notebooks Thunderbolt

Modelos chegam ao mercado na primeira metade de 2012 com preços a partir de US$ 750; companhia também revelou seu primeiro ultrabook

IDG News Service / EUA

05/01/2012 às 10h46

Foto:

A Lenovo anunciou nesta quinta-feira, 5/1, novos modelos dos seus notebooks ThinkPad com tecnologias de ponta, incluindo a futura terceira geração dos processadores Core e a conexão Thunderbolt, ambas da Intel, sendo que essa última atualmente é encontrada apenas em laptops da Apple.

Os computadores incluem o ThinkPad X1 Hybrid, que a empresa afirma ser seu modelo mais fino da linha até o momento. Outro novo laptop , o ThinkPad S430, será o primeiro da Lenovo a incluir Thunderbolt, uma tecnologia de conexão que rivaliza com a USB 3.0.

Os novos Thinkpads estão entre os primeiros notebooks anunciados com a futura terceira geração de processadores Core, da Intel, que ainda não foi anunciada oficialmente.

A Intel afirmou que os computadores com os processadores baseados na microarquitetura de nome código Ivy Bridge estarão disponíveis na primeira metade de 2012. Os chips são os sucessores dos processadores Core de codinome Sandy Bridge, e devem trazer uma duração de bateria ainda maior e gráficos melhores para os aparelhos.

O X1 Hybrid, direcionado para usuários corporativos, tem preço sugerido de 1.599 dólares e será lançado em diversos países durante o segundo trimestre deste ano. O laptop, que pesa menos de 2 kg, será mostrado na conferência Consumer Electronics Show (CES 2012), que acontece em Las Vegas na próxima semana.

Um novo recurso do X1 Hybrid é o Instant Media Mode, a partir do qual o notebook pode mudar do Windows para um modo de baixo consumo de energia usado em tablets para aumentar a duração da bateria. A bateria do computador pode aguentar até 10 horas de uso com uma única carga.

O Instant Media Mode é habilitado por um sistema de código aberto e o coprocessador da Qualcomm fica localizado ao lado do processador da Intel. O modo é um pouco similar ao que a Dell oferecia no passado, um recurso de inicialização rápida em laptops baseados no sistema Linux em um coprocessador ARM.

thinkpadhybrid1.jpg

X1 Hybrid será apresentado pela Lenovo durante a CES 2012

“Você pode mudar entre o Instant Media Mode e o ambiente Windows e durante o Instant Media Mode pode assistir a vídeos, imagens, ouvir música, navegar web, tudo nesse modo de baixo consumo”, afirma o vice-presidente da unidade de negócios ThinkPad, Dilip Bhatia.

O ThinkPad Edge S430 equipado com Thunderbold possui uma tela de 14 polegadas e será lançado em junho com preços a partir de 750 dólares. O notebook estará disponível em "mercados selecionados", mas não nos EUA, informou a Lenovo.

A Intel anunciou no ano passado que a tecnologia  Thunderbold chegaria aos PCs este ano, começando pelas fabricantes Acer e Asus – a Sony também é uma conhecida apoiadora da tecnologia.

A Lenovo ainda anunciou o seu primeiro ultrabook, chamado de ThinkPad T430U, que terá preços a partir de 850 dólares. O laptop ultrafino pesa menos de 1,8 kg, e chega às lojas em junho com a terceira geração de processadores Core i7, HD de 1TB e placa gráfica Nvidia adicional.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail