Home > Dicas

Do Windows para o Mac: como migrar a biblioteca de músicas

Se você está indo do mundo Windows para os computadores da Apple descubra a forma de levar suas canções do iTunes sem erros

Macworld/EUA

11/03/2010 às 17h01

Foto:

Com um número cada vez maior de pessoas migrando de computadores Windows para sistemas com Mac OS, é preciso tornar essa transição o mais tranquila possível. Para começar, é preciso ter de que sua vida digital, o que inclui suas canções preferidas do iTunes, seja transferida sem problemas.

Na maioria dos casos, a transferência de arquivos do Windows para o Mac é tão simples quanto uma simples cópia de documentos. Basta salvar a pasta Meus documentos em um pen drive, por exemplo, e copiá-la para o Mac. Para copiar as bibliotecas do iTunes, listas de reprodução e todo tipo de informação das canções como metadados, avaliações, classificações, etc, no entanto, é um pouco mais complexo. Não é difícil, mas exige preparação.

É que o que costumava ser um processo complexo agora é relativamente, simples com o iTunes 9. Portanto, antes de iniciar os procedimentos desta dica, verifique se a sua versão do iTunes está atualizada para a versão 9 em ambos os sistemas.

Primeiro será necessário fazer algumas configurações no Windows. Abra as Preferências do iTunes (Edit, Preferences) e clique na aba Advanced. Marque as opções “Check both Keep iTunes Media Folder Organized” e “Copy Files To iTunes Media Folder When Adding To Library”. Essas opção vão garantir que todos seus arquivos ficarão na pasta principal iTunes Media, que posteriormente será copiada para o Mac.

146958-itunes-windows-386_original.jpg

Defina o local onde o iTunes busca pelas músicas do seu computador

Em seguida, vá em File, Library e Organize Library. Marque Consolidate Files e clique em Ok. Isso move todos os arquivos que não estavam na pasta correta para um só lugar e garante que nada seja perdido. Se a opção Upgrade To iTunes Media Organization estiver desativada, ative-a.

Feito isso, é hora de copiar sua pasta do iTunes. O processo pode demorar alguns minutos, dependendo do tamanho de sua biblioteca. Dependendo de qual versão do Windows você esteja usando, a pasta iTunes Media pode ser encontrada em diferentes lugares:

  • Windows 7: yourusername\My Music\iTunes
  • Windows Vista: yourusername\Music\iTunes
  • Windows XP: Documents and Settings\yourusername\My Documents\My Music\iTunes

Agora, copie todo o diretório do iTunes para um disco rígido externo ou copie-o para a sua rede doméstica, na  qual o Mac está conectado. Em ambos os casos, será preciso copiar a pasta iTunes Music para sua pasta de usuário do Mac.

Se já houver uma pasta do iTunes, significa que você já tentou rodar o iTunes no mínimo uma vez no Mac. Se não houver música lá, basta substituir o diretório. No entanto, quem já adicionou músicas para o iTunes no Mac não será capaz de fundir as bibliotecas.

Na pasta iTunes Media, dentro da pasta iTunes, mova a pasta Music para o desktop e adicione seus arquivos após concluir esse processo.

Depois de ter copiado a pasta iTunes para o Mac, abra o iTunes.  O programa deve reconhecer todos os dados das músicas por estarem no mesmo formato do iTunes, independentemente se estes forem do Windows ou Mac.

Se você quiser manter a biblioteca do iTunes apenas no disco rígido, o processo não é muito diferente. Os Macs são capazes de ler e escrever em discos rígidos no formato do Windows (NTFS).

Com o iTunes aberto, vá para as Preferências do programa (Edit, Preferences) e clique na aba Advanced. Clique no botão Change junto à opção iTunes Media Folder Location, navegue até a pasta iTunes Media em seu disco rígido externo e clique em Ok. O iTunes agora vai buscar pelo conteúdo da mídia externa. Se houver algum problema, vá em File, Library ,Organize Library e consolide a biblioteca, como explicado acima.

Não deixe de ler:

> Como transferir arquivos do Windows para o Mac

> Como usar hardwares e softwares do Windows no Mac

> Dicas para se adaptar ao Mac

> Saiba como rodar Windows e Mac OS juntos

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail