Home > Notícias

Doação de 2,6 mil notebooks amplia testes do projeto UCA no Brasil

Dois colégios municipais em SP e RS que já realizam testes com o laptop e outros dois em SC e RJ testarão versão final do XO.

Redação

10/12/2009 às 19h19

Foto:

A organização One Laptop Per Child doou 2,6 mil notebooks educacionais XO, conhecidos como “laptop de 100 dólares”, para o Governo brasileiro, aprofundando os testes do programa Um Computador com Aluno em colégios públicos.

Os laptops educacionais chegaram ao Porto de Santos em outubro e, segundo o cronograma do Governo, deveriam ser liberados pela Receita Federal e encaminhados aos colégios escolhidos nesta quarta-feira (9/12)

Com os equipamentos, o número de colégios públicos testando o XO dobra: desde 2007, duas escolas – uma em Porto Alegre e outra em São Paulo –usavam o laptop educacional em suas atividades pedagógicas.

O IDG Now! apurou que, além da Escola Estadual Luciana de Abreu, em Porto Alegre, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernani Silva Bruno, em São Paulo, os laptops serão distribuídos para colégios no Rio de Janeiro e em Florianópolis.

Cada escola vai receber 520 laptops educacionais, segundo o Governo.

Antigo responsável pelas operações da OLPC no Brasil, David Cavallo afirma que a nova doação decorre do compromisso da organização com o Brasil, primeiro país a receber os protótipos funcionais do laptop.

Segundo Cavallo, atualmente coordenando a implementação de 110 mil XOs em Uganda, a OLPC queria ter certeza que professores e alunos brasileiros poderiam estudar e trabalhar com “máquinas reais, finalizadas”.

As máquinas disponíveis para os testes no colégio paulista e gaúcho ainda eram protótipos, segundo Cavallo. Os notebooks enviados ao Brasil são a versão final do XO, com defeitos de softwares e hardware corrigidos pela OLPC.

Os notebooks que já vinham sendo usados no colégio Luciana Abreu serão utilizados no programa Educação Jovens e Adultos (EJA), voltado à alfabetização de adultos, segundo a pedagoga Lea Fagundes, responsável por coordenar os testes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail