Home > Dicas

Dois mouses e dois teclados em um PC? Só se for com um thin client

Dispositivo com Windows Server ou XP permite compartilhar a capacidade de processamento do PC, como uma espécie de servidor.

Redação da PC World

22/12/2008 às 19h36

2teclados_150.jpg
Foto:

2teclados_150.jpgUm leitor viu nossa dica sobre usar dois monitores em um micro e ficou com uma dúvida. Ele quer saber se há a possibilidade de se usar dois mouses e teclados, um para cada monitor, distintamente. Ou seja, se é possível fazer com que dois usuários mexam em uma só máquina.

Se o nosso leitor utiliza Windows como sistema operacional, é possível dizer que o que ele quer fazer não é possível usando-se apenas os dois monitores, mouses ou teclados.

No entanto, existem dispositivos conhecidos como thin clients que são, na verdade, PCs muito pequenos e despojados. Esses equipamentos podem ser usados como meros terminais ligados a outro computador, pela rede local.

Leia também: 
> 41 atalhos do Windows que você precisa conhecer
> O que fazer caso esqueça a senha do Windows XP
> Acelere o desempenho de um PC com o Vista
> Como instalar o XP em um PC com Vista e ficar com os dois sistemas

As versões Windows Server são as mais apropriadas para isso, mas o Windows XP Service Pack 1 permite que até dez sessões sejam abertas – desde que o XP esteja configurado para o recurso Troca rápida de usuário.

Seja um ou outro sistema, este recurso exigirá que no outro PC (thin client) seja usado o recurso Acesso à área de trabalho remota. Se por um lado esta alternativa exige um hardware a mais (o thin client), ele pode ser substituído por um PC bem modesto.

Aquele computador velho e enconstado pode ser uma opção, desde que rode no mínimo Windows Me ou um XP bem básico, ou ainda versões de Linux que tenham o programa que permite acessar a Área de trabalho remota do Windows. Assim um PC “forte” e rápido pode ser compartilhado por vários usuários pela rede local.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail