Home > Dicas

Dois programas para deixar o Google Docs ainda melhor

Veja como transformá-lo em um aplicativo em seu desktop e como ter acesso direto a todos os arquivos armazenados em sua conta

Keir Thomas e Rafael Rigues

21/02/2011 às 16h47

Foto:

O Google Docs está mudando a forma como trabalhamos. Ele talvez seja o mais popular serviço “na nuvem” atualmente em uso, e fica melhor a cada dia. Mas isso não quer dizer que ele é perfeito. Como todo software, o Docs tem seus probleminhas que irritam o usuário. Para mim as principais fontes de frustração são:

Fechar acidentalmente uma aba: isso acontece com frequência. Tenho sempre várias abas abertas em meu navegador, e na hora de fechar uma que não uso mais, acabo fechando a do Google Docs que está ao lado. Não perco nada, já que o Docs salva automaticamente os arquivos a cada poucos segundos, mas é irritante ter de parar tudo para reabrir o Google Docs.

Baixar e enviar documentos: a Google exige que todos os uploads e downloads de documentos sejam feitos através de uma interface própria, depois de você selecionar várias opções para definir para onde, e como, seus arquivos serão enviados. Eu preferiria uma interface mais direta, onde os documentos do Docs aparecessem em uma pasta no meu HD, e de onde eu pudesse simplesmente arrastar e soltar arquivos.

Felizmente, há dois excelentes utilitários gratuitos que resolvem estes problemas.

Mozilla Prism: da web para o desktop

O Prism é uma extensão para o Firefox que permite converter qualquer página web em um “aplicativo” rodando em sua própria janela, com direito a um ícone no Menu Iniciar. É universal, e roda tanto em PCs com Windows quanto em sistemas Linux e Macs. Tirando o Google Docs (ou seu site favorito) do meio das outras abas do navegador, você nunca mais irá fechá-lo por acidente.

prism-360px.jpg

Mozilla Prism: da Web para o Desktop

Basta visitar o site oficial em prism.mozillalabs.com e instalar a extensão. Depois, quando você estiver em um site que quer transformar em “aplicativo”, selecione o item “Convert website to Application” no menu Ferramentas. Digite um nome para o aplicativo (em “Name:”), indique onde quer criar um atalho (Desktop, Menu Iniciar ou Barra de Atalhos Rápidos) e o ícone que quer usar. Clique em OK e pronto!.

Cyberduck: acesso fácil aos seus documentos

O Cyberduck era originalmente um cliente FTP para Mac, mas hoje em dia se tornou uma ferramenta geral para upload e download de conteúdo para vários serviços, incluindo o Google Docs, e ganhou uma versão para Windows. Com ele, você poderá enviar documentos para o Google Docs, e baixar os que estão lá, simplesmente arrastando e soltando os arquivos sobre a janela do programa.

Para acessar o Google Docs você precisará criar um favorito. Clique em Novo Favorito no menu Favoritos. Na janela que aparece selecione Google Docs no menu no topo (onde está escrito FTP - Protocolo de Transferência de Arquivos). Não mude mais nenhuma opção e feche a janela (clicando no X no canto superior direito).

Agora, na janela principal do Cyberduck, você deve ver um ícone de um HD com a logo do Google Docs. Dê um duplo clique nele e informe seu usuário do Google Docs (completo, com o @ e tudo o que vem depois) e a senha. Marque o campo “Salvar Senha” se não quiser indicar estas informações no futuro.

cyberduck-360px.jpg

Cyberduck: acesso fácil aos arquivos no Google Docs

Pronto. Após alguns segundos você deve ver uma lista com todos os seus arquivos no Google Docs. Para baixar um arquivo, arraste-o para o desktop. Você pode baixar vários arquivos de uma vez, basta segurar “Ctrl” enquanto clica em cada um deles para fazer uma seleção múltipla. 

Infelizmente, para enviar arquivos o processo não é tão direto: clique no botão Enviar na barra de tarefas e na janela que surge selecione os arquivos que deseja enviar. Clique no botão “Escolher” (sim, a tradução deixa a desejar) e eles estarão a caminho.

Note que, a não ser que você tenha uma conta Google Apps for Business Premier, você só será capaz de enviar documentos do Microsoft Office. Qualquer outro tipo de arquivo resultará em uma mensagem de erro durante a transferência.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail