Home > Notícias

Domínio: iPhone e Android respondem por 92% do mercado de smartphones

Segundo dados do IDC, envios de smartphones com esses sistemas cresceu 59% no primeiro trimestre em relação a 2012.

Da Redação

16/05/2013 às 15h23

iphone5_435.jpg
Foto:

Os sistemas Android e iOS dominam o mercado global de smartphones sem dar chance para os rivais, segundo números de uma nova pesquisa da IDC sobre o primeiro trimestre de 2013. De acordo com o levantamento da consultoria, os dois sistemas do Google e Apple, respectivamente, responderam juntos por nada menos que 92,3% dos envios de smartphone nos três primeiros meses deste ano.

Com isso, essas plataformas foram responsáveis pelo envio de 199,5 milhões de smartphones Android e iPhone no trimestre, um aumento de 59% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram enviados 125,4 milhões de aparelhos com os sistemas. No total, foram enviados 216,2 milhões de smartphones no primeiro trimestre de 2013.

BlackBerry cai e vê Windows Phone subir

O relatório da IDC também aponta que o Windows Phone, da Microsoft, foi ajudado pelos seus aparelhos da Nokia e tomou o terceiro lugar da BlackBerry, que abandonou o nome RIM recentemente e aposta em seu novo sistema BB10 para retomar essa colocação.

Sem surpresas, o Android é o principal sistema móvel para smartphones com 162 milhões de aparelhos enviados e 75% do mercado, sendo que os aparelhos da Samsung dominam entre os produtos com a plataforma do Google, com 41%. 

O iOS, presente no iPhone, aparece em segundo lugar, mas bem atrás com 17,3%. Apesar de estar com uma porcentagem mais baixa do que no início de 2012, quando tinha 23%, o smartphone da Apple viu suas vendas aumentarem no período de um ano para outro, indo de 35,1 milhões para 37,3 milhões de unidades comercializadas.

Vale notar que o Android está presente em uma grande variedade de aparelhos de diversos fabricantes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail