Home > Notícias

“Donos de iPhones são jovens; quem tem BlackBerry é velho”, diz pesquisa

Relatório analisa as diferenças de comportamento entre os consumidores das três populares plataformas de smartphones nos Estados Unidos; "Android é coisa de geek"

Tom Kaneshige -IDG News Service

24/09/2010 às 9h48

Foto:

Usuários de BlackBerry são velhos. Aqueles que usam o sistema operacional (OS) Android são geeks que não leem muitos e-books. Já os donos de iPhone são jovens que pensam diferente, o que não necessariamente significa que são mais inteligentes que os demais.

Agora, acalme-se! Antes de ir até o final da página e criticar o texto, eu admito que estes estereótipos não são, necessariamente, reais. Eles são apenas parte de um comparativo entre os proprietários de smartphones nos Estados Unidos (EUA) realizado pela Retrevo, uma loja de eletrônicos e site de análise de produtos. 

O relatório foi intitulado "O que os seus gadgets revelam sobre você" – em inglês, What Your Gadgets Reveal About You, e recebeu mais de 7,5 mil respostas. 

A pesquisa constatou que 31% dos proprietários de um dispositivo com Android não têm um telefone fixo, em comparação com 23% dos que possuem um iPhone ou BlackBerry. Segundo a Retrevo, isso pode estar ligado a já documentada má qualidade no serviço da operadora norte-americana AT&T, que detém exclusividade nas vendas do aparelho da Apple.

No entanto, pode ser simplesmente uma questão de tempo, já que os telefones com o sistema operacional da Google foram os últimos a chegar no mercado, em um momento em que é cada vez menor a opção por manter um telefone fixo.
O relatório também indica que os usuários de aparelhos com Android são mais técnicos do que os demais, além de utilizarem mais netbooks e estarem mais propensos a usar o smartphone para navegação via GPS e menos para ler e-books.
Já os proprietários do BlackBerry lideram no quesito reciclagem: 38% reciclam os produtos, em comparação com 37% dos donos de iPhone e 33% daqueles com Android. Também tendem a não ligar para moda, ouvindo mais rádio, e estão menos propensos a realizar compras com seus aparelhos.
Por outro lado, proprietários de iPhone tendem a, além de fazer compras, também assistir televisão online. O que não significa que eles são mais "digitais", como muitos vezes os próprio acreditam ser.
 
Estas diferenças também foram surpreendentes em uma outra pesquisa realizada pela Intermedia, um provedor de hospedagem na web. Segundo ela, 50% dos funcionários de pequenas e médias empresas usam smartphones para acessar seus e-mails.

Interessante notar que os dispositivos com Android recebem mais mensagens do os BlackBerries, tradicionalmente vistos como líderes neste quesito. Já os proprietários do iPhone são os que mais enviam SMS, segundo o relatório.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail