Home > Notícias

Doom faz 25 anos e fãs ganham um megawad inédito para celebrar

John Romero, que co-criou Doom em 1993, diz que Sigil é um quinto capítulo "extra-oficial" do jogo original, criado como uma celebração pessoal de aniversário

Por Hayden Dingman, da PC World USA

10/12/2018 às 21h26

Foto: Divulgação Romero Games

No dia 10 de dezembro de 1993, usuários de PC do mundo todo tiveram a change encarnar um space mariner, exilado em Marte e condenado a combater demônios em estranhos cenários e labirintos. Nessa data, há 25 anos, a id Software lançava Doom, um jogo de tiro em primeira pessoa (ou, do inglês, FPS: first-person shooter) que se tornou rapidamente um ícone do gênero, influenciando as dezenas de games semelhantes que vieram depois e sendo distribuído em versões para todos os consoles do mercado.

Para celebrar o aniversário de 25 anos de Doom, um de seus co-criadores, John Romero, mais conhecido como Mr. Doom, anunciou hoje que vai liberar em fevereiro de 2019 o megawad Sigil, uma criação pessoal que está chamando de "sucessor espiritual não oficial do quarto episódio Ultimate Doom". Em outras palavras, Sigil será um quinto capítulo "extra-oficial" da saga, já que a sequel oficial, chamada Doom Eternal, está ainda para ser lançada.

Sigil é uma megawad do Doom original, todo projetado pessoalmente por Romero. O criador de Doom diz que trabalhou no mod nos últimos dois anos "nas férias ou durante a noite", preparando-o para celebrar o aniversário de Doom. Sigil terá nove níveis singleplayer e nove níveis deathmatch, todos gratuitos. Wads (Where are the Data) são formatos de arquivos de dados do Doom original e do Doom II.

SIGIL é gratuito e estará disponível em fevereiro de 2019. A Romero Games, em parceria com a Limited Run Games, vai vender uma fan box com material exclusivo para fãs, incluindo trilha sonora do guitarrista Buckethead e arte do ilustrador Christopher Lovell, um USB de 16 GB no formato de um floppy disk contendo WAD data e uma estátua da cabeça de John Romero espetada em uma lança. A caixa só será vendida por um prazo limitado de duas semanas (que terminam no dia 24 de dezembro). Encomendas começam a partir de hoje no site da Limited Run.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail