Home > Dicas

Doze ferramentas de microblog que podem ser usadas pelas empresas

O mundo dos blogs de mensagens curtas não se resume ao Twitter. Muitas aplicações fazem um trabalho similar e outras funções.

Redação da CIO/EUA

03/12/2009 às 16h06

twitter_empresa_150.JPG
Foto:

twitter_empresa_150.JPGUm número cada vez maior de internautas brasileiros faz parte de redes sociais quer por motivos pessoais, quer por razões profissionais. Tanto que o Brasil continua como o país com o maior tempo mensal de uso do serviço de microblog Twitter. No caso das empresas a situação é meio conflitante.

Enquanto um número cada vez maior de executivos dizem acessar redes sociais, os gestores de TI falham ao lidar com elas, até porque precisam entender as oportunidades que a Web 2.0 oferece, bem como o impacto que ela pode acarretar para o negócio como um todo.

Se você está pensando em participar de uma rede social ou colocar sua empresa em contato com clientes e parceiros por meio de um destas redes e acha que o Twitter é o caminho natural, sugerimos que conheça 12 alternativas que oferecem recursos similares, além de diferenciais que podem ser úteis no ambiente profissional.

>> Co-op: Permite postar atualizações, fazer perguntas, compartilhar links e mais. Essa ferramenta também oferece a habilidade de compartilhar a agenda com companheiros de trabalho. O serviço é gratuito.

>> Cyn.in: Combina ferramentas de colaboração como wikis, redes sociais, blogs, compartilhamento de arquivos, microblogs e fóruns de discussão em uma plataforma segura de empresas. Contas gratuitas e pagas estão disponíveis.

>> Jaiku: Similar ao Twitter, mas com suporte do Google. Atualizações podem ser feitas pela web, mensagens instantâneas e SMS, assim como por aplicativos de terceiros. A ferramenta é gratuita.

>> Obayoo: Permite a criação de uma rede segura e privada para a companhia. Recursos incluem arquivamento de mensagens, criação de grupos e convite para pessoas relacionadas ao trabalho. Serviço grátis.

>> Present.ly: Recursos incluem criação de grupos para cada projeto ou tópico de discussão. Compartilhamento de  documentos, vídeos e áudio. Pode ser acessado do computador ou de celulares. A ferramenta é gratuita.

>> Sharetronix: Software de código aberto que permite atualização de até 160 caracteres. Recursos incluem marcação de posts favoritos, envio de mensagens diretas e até 10 tags que descrevam interesses, hobbies e profissão do usuário. Ferramenta grátis.

>> Snipia: Recursos incluem criação de grupos de projetos, atualização de tarefas para membros de grupos, atualização de status estilo Twitter, envio e compartilhamento de arquivos. Ferramenta gratuita.

>> Socialcast: As capacidades incluem criação de grupos públicos e privados, integração com e-mail, filtros customizáveis e perfil de usuário. Contas gratuitas e pagas estão disponíveis.

>> Socialtext: Acessível via navegador, dispositivo móvel ou aplicação de Adobe AIR. Recursos incluem wiki e perfil de rede social. Grátis para grupos de até 50 membros.

>> StatusNet: Permite incorporação de micromensagens em um domínio na web. Recursos incluem compartilhamento de arquivos, grupos, plug-ins e aplicativos e temas customizáveis. Suporte pago.

>> WorkSimple: Oferece painel personalizado que mostra próximos compromissos. Perfil social mostra habilidades e recomendações. Contas pagas e gratuitas estão disponíveis.

>> Yammer: Privado e seguro. Incorpora microblog, rede social empresarial, fórum de discussão, mecanismo de busca, grupos e pode ser acessado via desktop, celular, mensagem instantânea, e-mail ou SMS. Contas pagas e gratuitas estão disponíveis.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail