Home > Dicas

DPZ adota ferramenta de monitoramento e reforça segurança na web

Com implantação do rootNet no modelo software como serviço, agência aprimora uso de links de internet.

Redação da PC World

22/02/2010 às 16h13

Foto:

A DPZ Propaganda acaba de concluir a implementação do rootNet, ferramenta de monitoramento de redes desenvolvida pela Oxxys. Com o uso do rootNet, a agência ganhou agilidade e eficiência na prevenção, identificação e solução de problemas e desempenho e segurança em sua rede e na web.

De acordo com o gerente de TI da DPZ, Antonio Carlos Kós, a solução foi adotada com o objetivo de atender a uma demanda cada vez maior com o uso de ferramentas online. “Precisávamos saber como nossos recursos web estavam sendo utilizados e optamos pelo rootNet porque foi a solução que ofereceu o processo de implementação menos complexo, com a maior variedade possível de cruzamento de informações”, explica.

Com a aquisição de apenas uma licença do rootNet no modelo de software como serviço, a DPZ pode agora monitorar o link de acesso à internet que cobre seus três escritórios (São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro). Kós ressalta que, apesar da contratação na modalidade de software como serviço, o monitoramento é feito pela equipe da própria DPZ.

O gerente da DPZ explica que, por conta da natureza do trabalho criativo, a agência faz poucas restrições ao uso da internet por parte de seus funcionários, existindo apenas limitações de firewall para alguns tipos de site. “Nosso consumo de banda ficava entre 80% e 90%, o que nos causava problemas de lentidão nos acessos”.

O rootNet dá à equipe de TI da DPZ a capacidade de identificar que usuários são os maiores consumidores de banda e do tipo de utilização que faziam da rede. Tal mapeamento ajudou a agência a definir investimentos como ampliação de banda e a instalação de um link alternativo. “A partir do monitoramento ficou muito mais simples acompanhar a rede e reagir rapidamente em caso de problemas. Com isso, melhoramos a qualidade dos serviços que prestamos aos nossos usuários”, afirma Kós.

Ele reconhece que, pela própria natureza das atividades da agência, o consumo de banda não foi reduzido, mas está totalmente sob controle. Um exemplo é que, recentemente, a área de TI identificou casos de microcomputadores enviando grandes quantidades de e-mails, indicando a possibilidade de infecção por vírus.

A ampliação no controle da rede ocorre em um momento positivo da agência. No primeiro semestre de 2009, a DPZ Propaganda apresentou um crescimento de 22% em relação às metas propostas.

Seguindo a tendência de expandir negócios e agrupar diferentes nichos de mercado dentro da publicidade e propaganda, a agência estabeleceu novas áreas de atuação para serem trabalhadas. A DPZ da internet, dos games, da convergência e do entretenimento também quer dizer Digital Player Zone.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail