Home > Dicas

Drible a exigência de senha ao agendar tarefas no Windows XP

Programar a realização de tarefas, como backup, desobriga o usuário de algumas responsabilidades. Mas a senha trava o processo.

Lincoln Spector, da PC World/EUA

17/12/2009 às 17h30

agenda-tarefas-150.jpg
Foto:

agenda-tarefas-150.jpgO agendador de tarefas do Windows é útil para programar o envio de um e-mail, executar um programa e exibir uma mensagem. Quem utiliza o Windows 7 ou Windows Vista, sabe que a ferramenta é muito fácil de usar.

Mas quem utiliza o Windows XP se depara com um obstáculo para usar essa ferramenta: a exigência de senha de logon do Windows. Sem ela, o procedimento agendado não irá funcionar, mesmo que o PC não esteja em uma rede.

Se esta barreira é uma forma de proteger o sistema da realização de tarefas sem o conhecimento do usuário, ela o impossibilita de ter acesso a coisas bem simples.  Felizmente, a limitação pode ser contornada.

Para configurar uma senha, selecione Iniciar, Painel de Controle. Escolha o ícone Contas de usuário. Em seguida, clique duas vezes em sua conta (se não tiver criado uma, escolha a conta Administrador) e escolha a opção Criar uma senha (se você já tiver uma, essa opção não estará disponível). Então digite a senha e, apenas se quiser, digite algo para ajudar a lembrar a senha no campo dica de senha.

Nota: Anote a senha atribuída em um lugar seguro. Ela será necessária para a realização de uma infinidade de tarefas no PC daqui pra frente.

Leia também:
>> Aproveite o fim de ano para atualizar a segurança do seu computador
>> Como criar atalhos para abrir programas mais rapidamente
>> Como obter acesso remoto a um PC usando as ferramentas do Windows
>> Saiba onde o Windows salvas as anotações 'post-it' e faça backup
>> Faça mais no Windows 7 com estes 14 atalhos de teclado

O usuário irá precisar de senha, por exemplo, quando o PC for ligado. Esta segurança adicional pode incomodar aqueles usuários que não compartilham seu PC com mais ninguém. Para driblar tal exigência, você pode usar a ferramenta gratuita Power Toys para Windows XP, que inclui o Tweak UI.

Depois de ter instalado o Tweak UI, selecione Iniciar, Todos os Programas, Powertoys para Windows XP e TweakUI para Windows XP. No painel esquerdo, dê um duplo clique em Logon. No painel direito, selecione Iniciar sessão automaticamente na inicialização do sistema e finalize clicando no botão OK.

Agendamento
Agora, falta informar ao agendador de tarefas sobre a senha: Clique em Iniciar, Todos os Programas, Acessórios, Ferramentas do Sistema, Tarefas Agendadas. Clique duas vezes em uma tarefa. Na guia da caixa de diálogo resultante de tarefas, clique no botão Definir senha. Digite a senha duas vezes e, em seguida, clique em OK duas vezes. Repita o processo para cada tarefa e feche a janela Tarefas agendadas.

Pronto, agora você poderá usar o agendador de tarefas no Windows XP sem se preocupar com a senha.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail