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Dropbox pode “comer” espaço do seu Mac; saiba como resolver problema

Arquivos em cache do serviço de compartilhamento sincronização de dados podem agir como vilões para donos do MacBook Air ao consumir até 8GB do HD

Macworld / EUA

30/04/2012 às 15h02

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Eu uso o Dropbox para sincronizar arquivos entre meus Macs, mas também para colaborar com outras pessoas que utilizam pastas compartilhadas. Um dia, descobri que o espaço de disco no meu MacBook Air havia diminuído substancialmente. Após fazer uma busca por arquivos de troca e outros suspeitos comuns, eventualmente encontrei uma pasta especial grande escondida dentro do meu diretório do Dropbox: “.dropbox.cache.” 

Ao olhar dentro desse diretório, foi possível encontrar três pastas com datas, uma para cada um dos últimos três dias. Todas traziam vários arquivos diferentes, sendo que muitos deles eram dos meus diretórios de projetos compartilhados. Como usamos um sistema adaptado em um desses projetos, foi possível visualizar múltiplas versões de muitos arquivos. No total, havia 8GB de arquivos cache.

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Em um iMac ou até um MacBook Pro, essa quantidade de arquivos não seria um grande problema. Mas se você possui um MacBook Air, em especial, que não possui muito espaço para armazenamento, esse pode ser um verdadeiro problema. Por isso, se de repente seu computador começar a ficar sem espaço no disco rígido, dê uma olhada nesse diretório do Dropbox e apague os arquivos que não são mais necessários.

Para isso, você precisa poder visualizar os arquivos escondidos. Se essa opção já não estiver habilitada, abra o Terminal e digite o comando “defaults write com.apple.Finder AppleShowAllFiles YES”. Feito isso, reinicie o Finder, seja ao digitar o comando “killall Finder” no Terminal ou ao segurar apertada a tecla Option enquanto aperta Control – ou clique com o botão direito do mouse no ícone do Finder no Dock e seleciona a opção Reiniciar Finder a partir do menu contextual. Para esconder esses arquivos novamente, digite o comando “defaults write com.apple.Finder AppleShowAllFiles NO”  e reinicie o Finder mais uma vez.

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