Home > Dicas

Duas maneiras simples de remover o fundo de foto

Ferramentas de seleção permitem alterar ou apagar o fundo de uma imagem. Passo a passo ensina como fazer isso.

Dave Johnson, da PCWorld/EUA

18/01/2010 às 19h28

fotofundo_150.jpg
Foto:

fotofundo_150.jpgE cada vez mais fácil, com o auxílio de ferramentas de manipulação de imagens, deixar as fotos digitais do jeito que o usuário quer.

Eliminar pequenos defeitos, fazer recortes para dar um novo enquadramento, torná-la branco e preto, melhorar o contraste e até a saturação das cores são ações que muita gente já aprendeu.

Nesta dica vamos mostrar como fazer para eliminar um fundo que está prejudicando a imagem principal. E existem maneiras simples de remover e até substituir o fundo de uma foto por outro.

As dicas servem tanto para se você utiliza uma versão antiga ou gratuita de um programa de edição de imagens ou se utiliza um programa como o Adobe Photoshop.

Leia também:
> Doze downloads para você lidar melhor com suas fotos digitais
> Saia do lugar comum e faça colagens de suas imagens digitais
> Edite suas fotos de graça na web
> Transforme suas fotos em pôsteres gigantes ou presentes personalizados

Magic Extractor
Esta é uma ferramenta do Photoshop Elements. Para começar, abra a imagem que deseja alterar e, no menu, selecione Image, Magic Extractor. A ideia é que você marque o objeto que deseja manter usando a ferramenta Foreground Brush (FB), e que então marque o fundo que quer descartar usando a ferramenta Background Brush (BB).

O programa irá subtrair o objeto da imagem. A ferramenta FB é automaticamente selecionada para iniciar a edição (está localizada no canto esquerdo da tela). Use-a para identificar seu objeto.

Não é necessário contornar todo o objeto; apenas demarque alguns pontos nas linhas. É importante também marcar as regiões onde há cores, para que a ferramenta entenda que aquilo também faz parte do objeto principal.

Quando terminar de delimitar o objeto, clique na ferramenta BB (a segunda no canto superior esquerdo), e pinte as áreas em torno do objeto para marcar as partes da foto que você não precisa.

Quando achar que está pronto, clique em Preview (no canto superior direito). Se estiver de acordo, clique em OK e o objeto irá aparecer sozinho. Então é possível copiá-lo para outra foto ou inserir um novo fundo.

350_4.jpg

Ferramentas de seleção
Se o programa de edição de imagem que você utiliza não tem a ferramenta Magic Extractor, saiba que é possível usar uma ferramenta de seleção para ter resultados similares. No Photoshop Elements, por exemplo, utilize a Magnetic Lasso Tool.

No topo da janela selecione um valor baixo para a função Feather (que suaviza as bordas da imagem selecionada). Este valor vai depender do tamanho da foto – quanto maior a resolução, maior a quantidade do Feather.

Em seguida clique em uma borda de seu objeto e lentamente mova a ferramenta por toda a extensão da mesma. As propriedades “magnéticas” da ferramenta irão completar a seleção para você.

350_3.jpg

Quando completar o contorno, dê um duplo clique para fechar a seleção. Selecione Edit, Copy no menu e então escolha Layer, New, Layer via Copy. E você terá um novo layer somente com seu objeto.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail