Home > Notícias

Duelo de tablets: TouchPad x iPad x Xoom

Comparamos os principais recursos do novo tablet, que acaba de ser anunciado pela HP, com os rivais da Apple e da Motorola; saiba o que cada um oferece

PC World/EUA

10/02/2011 às 11h38

Foto:

Olhando por fora, não há muita diferença entre o HP TouchPad, anunciado oficialmente ontem (9/2), o Motorola Xoom, que chega no final deste mês às lojas dos EUA, e o iPad, que foi lançado em abril de 2010 e atualmente é o líder do mercado de tablets. Mas se você for além dessas telas, de cerca de 10 polegadas, encontrará diferenças significativas.

Quanto às medidas físicas e peso, o TouchPad é quase idêntico ao iPad; seu tamanho (9,7 polegadas) e resolução de tela (1024x768 pixels) também são iguais às especificações do iPad. Já o Motorola Xoom possui uma tela um pouco maior, com 10,1 polegadas, e resolução idem, de 1280x800 pixels, tornando-o um pouco maior, mas com o mesmo peso.

O TouchPad trabalha com um rápido processador Snapdragon dual-core, da Qualcomm. O Xoom também é dual-core, com um processador Tegra 2, da Nvidia. Apenas o iPad roda com apenas um núcleo, o processador A4 (customizado pela Apple). Além disso, o iPad também possui meno memória RAM, com 256 MB, enquanto o TouchPad e o Xoom oferecem quatro vezes mais memória (1 GB cada). Os processadores "rapidinhos" devem ajudar os tablets a abrir e rodar aplicativos de maneira mais rápida, enquanto que possuir mais memória RAM auxilia a multitarefa (mas essas duas melhorias devem diminuir a vida de bateria, vale lembrar).

ipad390b

Modelo original do iPad chegou ao Brasil apneas oito meses após lançamento nos EUA

Enquanto o TouchPad será lançado em versões de 16 GB e 32 GB de armazenamento, quem quiser comprar o Xoom terá apenas a opção de 32 GB. O iPad é o que possui mais opções dos três, tendo modelos de 16 GB, 32 GB e 64 GB. Por outro lado, apenas o Xoom oferece armazenamento expansível via um cartão SD.

Inicialmente o TouchPad terá suporte apenas para conexões Wi-Fi, com uma versão 3G chegando depois. Já a Motorola fará o contrário com o Xoom, que terá no começo apenas uma versão 3G, com a Wi-Fi sendo lançada em seguida. O iPad já possui os dois modelos no mercado.

O TouchPad possui apenas uma câmera frontal para videochamadas. Já o Xoom terá duas câmeras (uma frontal e outra traseira), enquanto o iPad não tem. O tablet da Apple também não possui alto-falantes estéreo e um giroscópio, recursos presentes nos rivais.

xoom390

 Motorola Xoom deve ter preços a partir de 800 dólares no mercado norte-americano

Outras atrações dos concorrentes do iPad: o TouchPad pode ser carregado via wireless (sem cabo) com um acessório separado, e o Xoom possui saída para vídeo HD.

Mas o grande diferencial entre esses tablets está no sistema operacional. O TouchPad será o primeiro tablet a rodar o WebOS, o sistema operacional que a HP adquiriu quando comprou a Palm no ano passado. Dessa forma, o aparelho da HP empregará a mesma metáfora “card-stack” (empilhar cartas) encontrada nos smartphones da Palm para organizar os aplicativos. Essa interface parece ainda mais à vontade na tela maior de um tablet. Até o momento, ouvimos falar de poucos detalhes sobre mudanças no sistema para o tablet, e nenhum "testador" colocou suas mãos nele ainda.

O Android 3.0, também chamado de Honeycomb, no Motorola Xoom, também é uma novidade. O sistema é o primeiro Android desenvolvido especificamente para tablets e traz vários novos elementos de interface nunca vistos antes em smartphones com o sistema da Google.

Por último, o iOS no iPad (que deve receber uma atualização em breve) é conhecido por qualquer pessoa que já tenha usado um iPhone ou iPod Touch.
Em razão de seu início avassalador, o iPad é o que possui a maior quantidade de aplicativos disponíveis (mais de 60 mil até o fechamento desta reportagem). Presumivelmente, apenas uma pequena quantidade de programas estará disponível para o TouchPad e o Xoom em seus respectivos lançamentos. É claro, ambos provavelmente poderão rodar apps desenvolvidos para smartphones com WebOS ou Android, mas a experiência com o próprio iPad já mostrou que rodar softwares de smartphone em um tablet geralmente não é algo satisfatório.

hp_touchpad_360px.jpg

 Novo tablet da HP foi apresentado junto com dois smartphones da empresa que também usam o sistema WebOS

Talvez a questão mais importante ainda não respondida é quanto esses novos aparelhos custarão. Você pode comprar um iPad por 499 dólares nos EUA (ou a partir de 1.650 reais no Brasil). Rumores iniciais apontam que o Xoom deve começar em 800 dólares no mercado americano; a HP ainda não anunciou nada sobre o preço do seu aparelho.

Finalmente, não vamos esquecer que o iPad já tem um ano “de idade”, e deve receber uma atualização a qualquer momento. Isso significa que quando chegarem ao mercado, o TouchPad e o Xoom não terão de brigar apenas com o iPad, mas também com um renovado iPad 2.

tabela_ipad_x_touchpad_.jpg

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail